Author(s):
Simões, Rita Maria Correia da Silva
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4034
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Envolvimento paterno; Multidimensionalidade; Satisfação parental; Stress parental; Ajustamento conjugal; Paternal involvement; Multidimensionality; Parental satisfaction; Parental stress; Marital adjustment; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Description
Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
O objectivo do presente estudo foi avaliar o grau de envolvimento paterno em pais portugueses de crianças em idade escolar (1º ciclo), a partir de uma avaliação multidimensional que compreende as seguintes componentes: Cuidados, Disponibilidade, Presença e Disciplina. Foram identificadas algumas variáveis individuais (idade, escolaridade, nível sócio-económico e número de filhos), com vista a explorar possíveis factores de variabilidade interindividual. Simultaneamente, este estudo pretendeu ainda explorar a associação do envolvimento paterno um conjunto de factores relevantes identificados na literatura: satisfação parental, stress parental e ajustamento conjugal. A amostra é constituída por 145 pais casados, com idades compreendidas entre os 28 e os 59 anos (M=40,14), a maioria dos quais com um nível de escolaridade secundário e superior e um nível socioeconómico médio. A recolha de dados foi realizada com base na aplicação de questionários de auto-resposta, juntamente com um questionário para caracterização sócio-demográfica dos participantes. Os principais resultados apontam um grau relativamente elevado de envolvimento paterno, sobretudo nas dimensões Cuidados e Disponibilidade, embora em termos relativos os relatos paternos indiquem uma maior percentagem de tempo atribuída às mães como principais figuras cuidadoras da criança. Não foram encontradas diferenças significativas entre os pais em função das variáveis individuais estudadas. Contudo, foi encontrada uma associação negativa moderada entre o envolvimento paterno e o stress parental, bem como uma associação positiva igualmente moderada entre o envolvimento e o ajustamento diádico, o que vai ao encontro de outros estudos realizados nesta área.
ABSTRACT: The purpose of this study was to evaluate the degree of paternal involvement in Portuguese parents of school-age children (primary school), from a multidimensional evaluation that includes the following components: Care, Availability, Presence and Discipline. Some individual variables were identified (age, education, socio-economic and number of children), in order to explore possible factors of interindividual variability. Simultaneously, this study also sought to explore the association of father involvement to a number of relevant factors identified in the literature: parental satisfaction, parental stress and marital adjustment. The sample consists of 145 married fathers aged between 28 and 59 years (M = 40.14), most of them with a secondary and higher level of education and a middle socioeconomic level. Data collection was based on self-report assessment scales, along with a questionnaire for socio-demographic characterization of participants. The main results point to a relatively high degree of paternal involvement, particularly in the dimensions Care and Availability, although in relative terms the father’s reports indicate a higher percentage of time given to mothers as primary caregivers of children. There were no significant differences between the fathers depending on the individual variables studied. However, we found a moderate negative association between father involvement and parental stress, and also a moderate positive association between father involvement and dyadic adjustment, which is consistent with other studies in this area.