Document details

A eficácia de um programa de formulação de objectivos no rendimento e nas competências psicológicas de jovens atletas praticantes de golfe

Author(s): Roque, Andreia Sofia de Azevedo

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4047

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Golfe; Formulação de objectivos; Golf; Goal setting; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Este estudo tem como finalidade desenvolver, implementar e avaliar a eficácia de um Programa de Formulação de Objectivos no rendimento e nas competências psicológicas de jovens atletas praticantes de golfe. Tendo por base a teoria da formulação de objectivos, desenvolvemos um programa baseado no Programa de Formulação de Objectivos Intervalares (F.O.I.), desenvolvido por O’Block & Evans (1984), numa escola de golfe (N=20), com atletas cujas idades estavam compreendida entre os 11 e os 17 anos. O estudo teve uma duração aproximada de seis meses e foi realizado em três momentos distintos. No primeiro momento procedeu-se à criação de uma “BaseLine”, tendo em conta o rendimento obtido pelos atletas, e efectuou-se a primeira aplicação do questionário “Inventário de Competências Psicológicas para Desportistas”. No segundo momento, implementou-se o programa de formulação de objectivos ao grupo experimental (N=10), durante três sessões de treinos. Por fim, o terceiro momento foi o da avaliação da eficácia do programa, efectuando-se uma nova aplicação do questionário de competências psicológicas. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que a implementação de um programa de formulação de objectivos provoca um efeito positivo no rendimento alcançado pelos atletas. No entanto, esta técnica não produziu o mesmo impacto nas competências psicológicas avaliadas, assim como não se detectaram relações entre as diversas variáveis em estudo, contrariamente ao que é defendido na literatura.

ABSTRACT: The aim of this study is to develop, implement and assess the efficiency of the use of a Goal Setting Program in the performance and in the psychological competences of young golf athletes. Considering the goal setting theory, we develop a program based on the Goal Setting Program, developed by O’Block & Evans (1984), in a golf school (N=20), with athletes whose ages were between 11 and 17 years. The study had the duration of six months and was carried out at three different moments. At the first moment we created a "BaseLine", taking in account the performance of the athletes, and we did the first application of the questionnaire “Psychological Skills Inventory for Sport”. At the second moment, it was implemented the program of goal setting to the experimental group (N=10), during three sessions of trainings. Finally, the third moment was the evaluation of the efficiency of the program, when took place a new application of the questionnaire of psychological competences. The results obtained in this investigation suggest that the implementation of a program of goal setting provokes a positive effect in the performance reached by the athletes. However, this technique did not produce the same impact in the psychological competences evaluated, and relations between the several variables in the study were not detected, oppositely to what it is defended in the literature.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
Contributor(s) Repositório do ISPA
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