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A amizade em jovens com deficiência intelectual

Author(s): Brito, Catarina Rosa de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4392

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Passagem de adolescente para jovem adulto; Importância das amizades; Deficiência intelectual; Transition from adolescent to emerging adulthood; Importance of friendship; Intellectual disability; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Este estudo pretendeu identificar qual o significado de amigo e de melhor amigo bem como as características principais que os jovens com deficiência intelectual consideram importantes que um amigo deva ter. Participaram 33 jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e diagnosticados com deficiência intelectual. Os significados de amigo e melhor amigo, e quais as características principais que os jovens esperam ver num amigo foram obtidos através de uma entrevista composta por onze perguntas abertas. Os resultados obtidos podem afirmar que os jovens caracterizam um amigo como alguém que ajuda, com quem podem falar sobre vários temas e também como alguém que faz companhia, sempre que necessário. Referem também como características comuns com o seu amigo, terem o mesmo gosto pelas actividades de lazer, serem parecidos na constituição física e amigos um do outro, isto é, confiança e apreciação mútua. Verificámos que a maioria dos sujeitos entrevistados conheceu o seu melhor amigo numa escola/instituição de ensino especial, o que pressupõe que estes sujeitos não estejam isolados do mundo. Deparámo-nos também que, relativamente aos obstáculos e à sua resolução, os resultados foram pouco conclusivos para conhecer realmente a existência destes, isto é, maioria dos sujeitos respondeu não ter tido nenhum problema ou discussão séria com o seu amigo. Para além disso, consideram importante que um amigo faça companhia para conversar e nas actividades de lazer, que ajude nos momentos mais difíceis. Contudo, também referem a importância do amigo para a construção de uma elevada auto-estima.

ABSTRACT: This study sought to identify the meaning of a friend and of a best friend, and the main features that young people with intellectual disabilities consider important that a friend should have. 33 young people aged between 15 and 25 years and diagnosed with intellectual disabilities participated in this study. The meaning of a friend and best friend, and what are the main features that young people expect to see in a friend were obtained through an open-ended interview, composed by eleven questions. The results obtained can suggest that young characterize a friend as someone that can help, can talk about various topics and keeps company whenever necessary. Individuals with intellectual disability consider the characteristics they have in common with his friend such as having the same taste for leisure activities, being alike in physical appearance and being friends of each other. This means that they have mutual trust and appreciation. It was found that most interviewees have known their best friend in school or special education institution, which means that these individuals are not isolated from the world. We also found that the results were inconclusive to know the real existence of obstacles and their resolution, because most subjects said to have had no problems or serious discussions with their friend. In addition, they consider important for a friend to make company and talk with him during leisure activities, which helps through difficult times. However, they also mention the importance that a friend has in building a high self-esteem.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morgado, José
Contributor(s) Repositório do ISPA
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