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Alunos do 4º ano de escolaridade e o cálculo mental : Preferências, atitudes, desempenho e estratégias

Author(s): Furtado, Maria Margarida Antunes Botelho

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4442

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): 4º ano de escolaridade; Cálculo mental; Estratégias de cálculo; Preferências; Atitudes; Desempenho; 4th grade; Mental computation; Computation strategies; Preferences; Attitudes; Performance; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

O principal objectivo deste estudo consiste em caracterizar o perfil dos alunos do 4ºano do ensino básico relativamente ao cálculo mental. Mais especificamente pretendese caracterizar as suas preferências e atitudes, o seu desempenho e as estratégias que utilizam para resolver tarefas de cálculo mental. Para tal, participaram no estudo 46 alunos do 4º ano de escolaridade de duas escolas da região de Lisboa e foram recolhidos dados através do questionário de preferências, do questionário de atitudes, do teste de cálculo mental e, por último, através da realização de entrevistas. Os principais resultados encontrados foram: 1) Os alunos portugueses preferem utilizar o cálculo mental em detrimento de outro tipo de cálculo, e esta preferência é mais evidente em alunos com um desempenho superior em tarefas de cálculo mental; 2) Os alunos acham que o cálculo mental é mais interessante e mais desafiante do que o cálculo escrito; 3) A maioria dos alunos afirma que faz mais cálculo escrito do que mental na escola; 4) Os alunos não se percepcionam como sendo eficazes na realização de tarefas de cálculo mental; 5) O desempenho dos alunos em tarefas de cálculo mental é razoável; 6) Os alunos recorreram a um leque de estratégias pouco variado, e usam frequentemente a “Imagem mental do algoritmo” para resolver os cálculos que lhes são propostos; 7) São poucos os alunos que conseguem referir estratégias alternativas para a realização dos cálculos.

ABSTRACT: The main purpose of this study consists in characterizing the profile of the 4th grade students in what concerns mental computation. More specifically it is intended to characterize their preferences and attitudes, their performance and the strategies they used to solve mental computation tasks. Forty-six 4th grade students of the Lisbon area participated in this study. Data was gathered through the use of the preferences questionnaire, the attitudes questionnaire, the mental computation test and lastly through the realization of interviews. The main found results were: 1) The Portuguese students prefer to use mental computation in detriment of other types of computation and this preference is clearer in students whose performance is superior in mental computation tasks; 2) The students find mental computation more interesting and more daring than other types of computation; 3) Most students state that they do more written computation and less mental computation at school; 4) The students don’t percept themselves as being effective in the fulfilment of mental computation tasks; 5) Students performance in mental computation tasks was reasonable; 6) The students turned to a little varied range of strategies and frequently use the “Mental image of the algorithm” to solve the proposed computations; 7) Few students manage to mention alternative strategies for the realization of the computations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ramalho, Glória
Contributor(s) Repositório do ISPA
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