Document details

O suicídio na adolescência

Author(s): Oliveira, Pedro Alexandre Rodrigues Ramos de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4677

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Adolescência; Suicídio; Tentativa de suicídio; Rorschach; Adolescence; Suicide; Suicidal attempt; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

O sofrimento psíquico que leva o adolescente ao suicídio manifesta-se por falhas ao nível do funcionamento psíquico, designadamente pelo uso excessivo do mecanismo de identificação projectiva. Como tal, pretendeu-se revelar a expressão do funcionamento psíquico do adolescente suicida através da análise de um protocolo Rorschach, para assim contribuir no conhecimento dos mecanismos psíquicos que caracterizam o adolescente em risco de suicídio. Pôde constatar-se que o adolescente suicida revela um funcionamento psicológico caracterizado pelo uso excessivo do mecanismo de identificação projectiva, por fragilidades identitárias e dificuldades de simbolização, representação e diferenciação dos objectos, que impedem a elaboração psíquica das experiências emocionais e que dificultam a integração ao processo adolescente.

The psychic suffering that leads the adolescent to suicide is manifested by failures in the psychic functioning, namely the excessive use of the projective identification mechanism. Therefore, it was intended to reveal the psychic functioning expression of suicide adolescent through the analysis of a Rorschach protocol, and by that helping to the knowledge of the psychic mechanisms that characterize the adolescent at risk of suicide. The results showed that the suicide adolescent presents a psychological functioning characterized by excessive use of projective identification mechanism, by weak identity and difficulties in symbolization, representation and differentiation of objects, which prevents the psychic elaboration of emotional experiences and makes the integration to the adolescent process more difficult.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Maria Emília
Contributor(s) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents