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Avaliação de um programa de formação parental: “Trampolim"

Author(s): Guerreiro, Andreia Carmo

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4718

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Adolescência; Relação pais-filhos; Formação parental; Adolescence; Parental relationships; Parental education; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

O envolvimento activo dos pais, no processo de intervenção com os seus filhos, surge como uma forma inequívoca de potenciar e maximizar o desenvolvimento da criança. Como tal, os Programas de Formação de Pais surgem como uma oportunidade de melhorar os níveis de informação e as competências educativas parentais. O presente estudo teve como objectivo avaliar a eficácia de um Programa de Formação Parental, numa amostra de 12 participantes com idades compreendidas entre os 30 e os 51 anos (M=45) tratando-se de prestadores de cuidados de menores inseridos em turmas de Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), com o intuito de verificar a existência de diferenças significativas em termos dos níveis de stress parental, auto-estima, optimismo, satisfação com a vida e percepção das capacidades e dificuldades dos seus filhos, e a auto-percepção dos adolescentes relativamente às suas capacidades e dificuldades através da aplicação de uma bateria de instrumentos. Os resultados não evidenciaram diferenças significativas ao nível da percepção das dificuldades e capacidades tanto por parte dos pais como por parte dos adolescentes. Também não se verificaram diferenças significativas ao nível da auto-estima, do optimismo, da satisfação com a vida, tendo-se verificado uma diferença significativa a nível do stress parental sofrendo este um ligeiro aumento após a participação dos pais no Programa de Formação Parental.

The parents active envolvement in the process of intervention with its children appears as an unequivocal form to harness and to maximize the development of the children. The Parental Education Programs appear as a chance to improve the parental levels of information and educative abilities. This study aims to evaluate the effectiveness of a Parental Education Program in a sample of 12 participants aged between 30 and 51 years old (M=45) as care givers of children integrated in Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), with the intention to verify the existence of significant differences in terms of the parental stress levels, self-esteem, optimism, life satisfaction and perception of its children capacities and difficulties, and the adolescents auto-perception of its own capacities and difficulties through the application of a battery of instruments. The results did not evidenced significant differences in the capacities and difficulties perception both by parents nor adolescents. Also significant differences of self-esteem, optimism and life satisfaction have not been verified. Although it has been verified a significant difference of parental stress after its participation in the Parental Education Program.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Patrão, Ivone Alexandra Martins
Contributor(s) Repositório do ISPA
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