Document details

Ansiedade materna de separação e adaptação psicossocial ao pré-escolar

Author(s): Rodrigues, Rita Maria Simões Inácio

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/4815

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Adaptação psicossocial; Ansiedade materna de separação; Psychosocial adaptation; Maternal separation anxiety; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.

A presente investigação procurou analisar e compreender a relação entre a ansiedade materna de separação e a qualidade da adaptação psicossocial de crianças em idade pré-escolar. Neste estudo participaram 46 crianças com 3 anos de idade, respectivas mães e educadoras de infância. O estudo consistiu na aplicação de dois instrumentos, a Escala de Ansiedade Materna de Separação, que foi administrada às mães, permitindo identificar sentimentos e atitudes maternas face à separação, a Escala da Adaptação Psicossocial, administrada às educadoras de infância, permitindo identificar a qualidade da adaptação psicossocial das crianças. Os resultados obtidos neste estudo indicaram que a ansiedade materna de separação influencia a qualidade de adaptação psicossocial da criança. As mães que apresentam elevada ansiedade de separação têm filhos com comportamentos de isolamento e pró-sociais. Com a nossa investigação esperamos ter contribuído para uma melhor compreensão entre a relação da ansiedade materna de separação e adaptação psicossocial da criança, bem como alertar para importância da implementação de estratégias preventivas, que visam um o desenvolvimento ajustado e um percurso adaptado.

The current investigation analysed and explored the relationship between the maternal separation anxiety and the quality of preschooler’s psychosocial adaptation. In this study we have included 46 children, with 3 years old, respective mothers and infant teachers. The study consisted on applying two instruments, the Scale of Maternal Separation Anxiety, which was administered to mothers, allowing identification feelings and attitudes concerning separation, the Psychosocial Adaptation Scale, administered to teachers, identified the quality of psychosocial adaptation of children. The results of this study indicated that maternal separation anxiety influence the quality of child psychosocial adaptation. Children of mothers who have high anxiety of separation will have isolation and pro-social behavior. With our research we have contributed to a better understanding of the relationship between maternal anxiety of separation and child psychosocial adaptation, and alert to importance of preventive strategies implementation of proper development and a suitable adaptation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veríssimo, Manuela
Contributor(s) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents