Document details

Satisfação do utente, percepção da doença e atitudes face aos técnicos de saúde: estudo em utentes da consulta de seguimento de portadores de pacemaker e CDI.

Author(s): Bernardo, José Rafael da Costa Cabral

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/5027

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Satisfação; Percepção; Pacemaker; Satisfaction; Perception; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Tese submetida como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Aplicada Especialidade em Psicologia Clínica

A satisfação do utente é um indicador importante da qualidade dos serviços e está associada a um conjunto de variáveis, nomeadamente, o bem-estar psicológico, o estatuto socioeconómico, a qualidade de comunicação por parte dos técnicos de saúde para com o utente, a percepção que os profissionais de saúde tem em relação à qualidade de serviços que prestam, o estado de saúde do doente e a sua percepção da doença, bem como as atitudes face aos técnicos de saúde. Estudo exploratório com uma amostra de 107 utentes da consulta de seguimento de pacemakers do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE, utilizando questionários específicos para a avaliação das diferentes dimensões; Questionário para Avaliação da Satisfação do Utente - QUASU (McIntyre, 1998), percepção da doença por parte do utente, The Brief Illness Perception Questionaire - versão portuguesa (Figueiras, 2007) e o questionário de avaliação de atitudes face aos médicos e à medicina - EAMM (Pereira, 1999), adaptado de forma a permitir avaliar o técnico de cardiopneumologia que habitualmente conduz a consulta em avaliação Os resultados vão no sentido da bibliografia existente demonstrado que utentes mais satisfeitos tem uma percepção mais positiva da sua doença e uma atitude face ao profissional de saúde e à medicina em geral também mais positiva. Os resultados apresentados são indicadores positivos para os técnicos de saúde sobre as características da consulta, mostrando que em geral os utentes têm um ajustamento positivo em relação à sua doença, retomando o

Patient satisfaction is a strong mediator of service quality. Several studies suggest that patient satisfaction with healthcare is associated with psychological well being, socioeconomic status, type of communication, perception of healthcare service provided by the health providers towards patients, illness severity, illness perception and attitudes toward health providers. Exploratory study with a sample of 107 patients belonging to the pacemaker follow-up consultation in Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca EPE.using specific questionnaires to measure patient satisfaction -Questionário para Avaliação da Satisfação do Utente - QUASU (McIntyre, 1998), Illness perception - The Brief Illness Perception Questionaire – Portuguese version (Figueiras, 2007) and Attitudes to Doctors and Medicine Scale Portuguese version (Pereira, 1999) adapted to measure the cardiopneumologist technician that performs the pacing follow-up. According to literature the results show that patients with higher satisfaction have more positive perception about their disease and have overall more positive attitudes towards medical professional and medicine in general with no differences within gender or type of implant devices. Results are positive indicators to the health professional carrying out pacing follow-up consultation showing that overall patients seem to have a positive adjustment with their new reality of

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Patrão, Ivone Alexandra Martins
Contributor(s) Repositório do ISPA
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents