Document details

As competências da literacia da informação integradas nos curricula académicos

Author(s): Lopes, Carlos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/5072

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Literacia da informação; Competências informacionais; Cultura de colaboração; Desenvolvimento curricular; Ensino superior; Mestrado; Information literacy; Informational skills; Collaborative culture; Curriculum development; Higher education; Master


Description

A unidade curricular “Comunicação e Recursos Bibliográficos” integra o curriculum académico de todos os estudantes do mestrado de Psicologia Comunitária no ISPA – Instituto Universitário desde o ano letivo 2009-2010, criada no quadro do processo de Bolonha e segundo as diretrizes do Espaço Europeu do Ensino Superior. Trata-se de uma nova disciplina que tem como objetivo potenciar a literacia da informação nos estudantes e o desenvolvimento de competências como pesquisar, selecionar, avaliar, usar e comunicar informação com foco nos processos de investigação. A docência desta unidade é realizada por um profissional da informação integrado e conta com a colaboração dos serviços do centro de documentação, que asseguram algumas sessões práticas. Apresenta-se, como estudo de caso, um balanço da evolução da unidade curricular – após cinco cursos realizados –, quer nos resultados académicos quer nas repercussões no uso dos serviços e recursos da biblioteca com ênfase nos seguintes vetores: avaliação da unidade curricular obtida pelos estudantes nos processos de aprendizagem e investigação; a importância da integração destes conteúdos em unidades curriculares; e a cultura de colaboração entre os profissionais da informação e professores/investigadores.

Created as part of the Bologna process and according to the European Higher Education Area, the course “Communication and Information Resources” was developed at the ISPA-Instituto Universitário since 2009-2010 as part of the academic curriculum of all Community Psychology master students. It is a new discipline that aims to enhance the development of information literacy skills in students, such as: how to search, to select, to evaluate, to use and to communicate information in the research process. An information professional is the responsible for teach this course with the collaboration of the documentation center, which provide some practical sessions. Reported as a case study, and after five courses carried out, it is important to analyze some academic results and the use of library resources: the evaluation by students in learning process and research; the relevance of content integration in courses; and the implementation of a collaboration culture between information professionals and teachers/researchers.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do ISPA
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents