Author(s):
Ravara, Patícia Castanheira
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/836
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Psicologia educacional; Desempenho académico; Família; Motivação; Auto-conceito; Instrumentos; Educational psychology; School achievement; Family; Motivation; Self-concept; Instruments
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Ao debruçarmo-nos sobre os resultados académicos é fundamental ter presente a influência de múltiplas variáveis que os podem condicionar. Dessas destacam-se a relação familiar, a motivação e o autoconceito. Neste estudo pretendemos estudar a relação entre essas variáveis. Primeiramente é feita uma análise, tendo sempre a relação familiar como ponto central. Para tal foram aplicadas três escalas que visam avaliar essas variáveis: Escala de Percepção da Relação com a Família, Escala de Motivação de Skaalvik e Escala de Autoconceito. A avaliação foi feita em dois momentos por forma a verificar se existia continuidade dos resultados obtidos. Verificou-se quais as correlações mais significativas entre relação familiar e motivação, relação familiar e autoconceito e relação familiar e resultados académicos. Com vista a analisar a relação entre todas as variáveis, foi construído um modelo hipotético posteriormente testado, onde é possível verificar de que forma as diferentes variáveis se relacionam ou exercem efeito entre si. Os resultados evidenciam a influência da relação familiar sobre a orientação motivacional para a tarefa, sobre a auto-estima e sobre o autoconceito global, particularmente ao nível das dimensões aceitação social, aparência física, comportamento e competência escolar. Verificámos também que a percepção da relação familiar influi no autoconceito académico e nos resultados académicos. Foi ainda permitido constatar algumas diferenças significativas entre os resultados dos 7º e 9º anos. A relação familiar parece ter um papel mais significativo para adolescentes mais jovens, uma vez que a sua influência na motivação, autoconceito e resultados escolares do 9o ano é substancialmente inferior. De um modo geral, foi comprovada a ligação existente entre a relação familiar e as diferentes variáveis em estudo, concluindo-se a importância do papel familiar na realização escolar dos estudantes.