Document details

Co-Combustão de Biomassa e Carvão em Leito Fluidizado: Impactes nas emissões atmosféricas de NOx, SO2, CO, Dioxinas e Furanos e Material Particulado

Author(s): Salema, David

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.9/418

Origin: Repositório do LNEG

Subject(s): Biomassa; Co-combustão; Leito fluidizado; Carvão; Co-combustion; Fluidised bed; Coal; Biomass


Description

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Bioenergia

Com o presente estudo procurou-se avaliar a ocorrência de sinergias entre combustíveis, durante a co-combustão de carvão e combustíveis derivados de biomassa (CDB) em leito fluidizado, com potenciais impactes nas emissões atmosféricas de NOx, SO2, CO, Dioxinas e Furanos (PCDD/F) e Material Particulado (MP) (granulometria e quantidade total emitida). Utilizaram-se cinco lotes de carvão provenientes da Polónia e Colômbia, fornecidos por centrais termoeléctricas europeias, e cinco CDB (Pellets de Palha; Farinhas de Carne e Osso; Lamas Residuais Urbanas; Bagaço de Azeitona; Pellets de Madeira), em cinco campanhas de ensaios efectuadas num reactor de leito fluidizado borbulhante à escala piloto. Os ensaios realizados incluíram, para além da combustão destes materiais, a sua co-combustão em misturas com percentagens mássicas de biomassa de 5%, 15% e 25%. Foram identificadas algumas situações em que as emissões dos poluentes em estudo diminuíram durante a co-combustão, comparativamente à queima isolada dos combustíveis em causa (NOx e MP) ou caso se assumisse uma variação linear nas mesmas com a incorporação de maiores quantidades de biomassa na mistura combustível (CO, SO2, PCDD/F). Os seguintes mecanismos aparentaram relacionar-se com as tendências observadas: o aumento da eficiência na conversão de carbono e a consequente diminuição da presença deste elemento nas cinzas acumuladas nos ciclones (CO); a conjugação de mecanismos redução associados aos dois combustíveis em causa (NOx); a presença de elementos alcalinos, cloro e a sua disponibilidade nos combustíveis (SO2); a produção de menores quantidades de material inqueimado e o aumento dos diâmetros médios das cinzas volantes (MP); a relação entre o Cl presente nos combustíveis e a presença de S sob a forma de SO2 no reactor, a quantidade e granulometria do MP emitido e a natureza dos combustíveis utilizados (PCDD/F).Os resultados obtidos demonstraram que, embora a ocorrência de sinergias neste domínio seja fortemente dependente da natureza dos combustíveis utilizados (da especificidade das suas características físico-químicas) e da adequação dos parâmetros operacionais à mistura em causa, a co-combustão de determinados tipos de biomassa e carvão em leito fluidizado pode constituir, por si só, um mecanismo válido na diminuição dos índices de emissão dos poluentes em estudo.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório do LNEG
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents