Document details

A matemática no apoio a decisões complexas: o caso da localização de lojas de retalho.

Author(s): Mendes, Armando B.

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2194

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Data Mining; Investigação Operacional; Lojas de Retalho


Description

"[…].A definição do problema que realmente se quer resolver é um passo fundamental, sendo por vezes necessário lidar com todas as incongruências e subjectividade inerentes ao ser humano, o que é ainda mais delicado quando existem vários actores e decisores envolvidos. Entre as técnicas desenvolvidas para a estruturação de problemas contam-se o brainstorming, os mapas conceptuais e os diagramas de influência. Na fase seguinte formulasse o problema em linguagem matemática, utilizando conceitos da engenharia de sistemas como as variáveis decisionais (usadas para representar o objecto ou conceito sobre o qual se pretende decidir), variáveis de sistema e variáveis auxiliares, as quais podem ser consideradas endógenas ou exógenas, discretas ou contínuas, aleatórias ou determinísticas. O objectivo essencial é identificar as relações entre as variáveis decisionais e os descritores de impacto (deduzidos a partir das medidas de desempenho), permitindo calcular valores de impacto utilizados na comparação de alternativas (valores possíveis das variáveis decisionais). Neste ponto podem-se incluir técnicas de visualização, análise de dados, prospecção de informação (data mining), testes de hipóteses, conhecimento do domínio e muitos outros desenvolvidos principalmente nas áreas da estatística e da aprendizagem automática (um ramo da inteligência artificial), sempre utilizando sistemas de informação que disponibilizam os dados quantitativos e implementam os algoritmos. […]."

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents