Document details

Organizações positivas: análise de três escolas da ilha de São Miguel

Author(s): Costa, Tânia Andrea Reis

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/2821

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Bem-estar Económico; Emoções Positivas; Organizações Positivas; Positive Organizations; Positive Emotions; Well-being in Life And at Work; Meaning of Work


Description

Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas/MBA, 30 de Janeiro de 2014, Universidade dos Açores.

Este estudo foi efetuado numa época de crise na qual é necessário inovar para que se obtenham melhores resultados e uma maior competitividade. Usando como exemplo organizações consideradas as melhores para trabalhar, decidimos efetuar um estudo em 3 escolas de Ponta Delgada para verificar a positividade das mesmas e a influência que as características das organizações autentizóticas têm nas emoções, bem-estar e significado do trabalho para os colaboradores destas instituições. Este estudo foi efetuado através de um questionário anteriormente validado e testado (Cunha, Rego, Lopes e Ceitil, 2008). Neste questionário foram agrupados 4 questionários dos autores, ao qual inserimos a parte identificativa. Tendo em consideração que utilizamos questionários de outros autores, para além da análise estatística efetuada em SPSS, foi efetuada a análise proposta pelos autores com base nas médias globais (todas as escolas) e individuais (cada escola). Verificou-se que obtivemos uma taxa de participação muito inferior ao inicialmente desejado, dos 800 inquéritos que seriam necessários para as 3 escolas apenas 214 estavam válidos para análise no SPSS e 227 puderam ser utilizados na análise proposta pelos autores. Verificou-se que existem diferenças na positividade encontrada em cada escola e que cada escola apresenta diferentes resultados em termos de emoções, bem-estar e significado do trabalho. Por outro lado também foi possível verificar que as variáveis idade, sexo, habilitações literárias e estado civil de modo geral não influenciam a forma como os colaboradores respondem aos diferentes grupos do questionário.

ABSTRACT: This study was conducted at a time of crisis in which it is necessary to innovate in order to obtain better results and greater competitiveness. Using examples of organizations considered the best for work, we decided to perform a study in three schools in Ponta Delgada to check the positivity of the same influences and that the characteristics of Positive Organizations have in the individual emotions, well-being and meaning of work for the employees of these institutions. This study was conducted through a questionnaire previously validated and tested (Cunha Rego, Lopes and Ceitil, 2008). In this questionnaire were grouped four questionnaires of the authors, which we have inserted the identifying part. Considering that we used questionnaires of other authors, besides the statistical analysis performed in SPSS, we performed the analysis proposed by the authors based on global averages (all schools) and individual (each school). It was found that we achieved a participation rate much lower than desired, the 800 surveys that would be required for the 3 schools. Only 214 were valid for analysis in SPSS and only 227 could be used in the analysis proposed by the authors. It was found that there are differences in the positivity found in each school and each school has different results in terms of emotions, well-being and meaning of the work. On the other hand it was also possible to verify that the variables age, sex, educational level, and marital status generally did not influence how employees respond to the different groups of the questionnaire.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Batista, Maria da Graça Câmara
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents