Document details

Didáticas do estudo do meio: abordagens transversais no Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico

Author(s): Vieira, Carla Daniela Cardoso

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3078

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Cidadania; Didáctica; Educação; Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Estudo do Meio; Formação; Citizenship; Education; Environmental Studies; Kindergarten Education; Knowledge of the World; Teaching


Description

Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 23 de Abril de 2014, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).

Com o presente relatório de estágio, “Didáticas do Estudo do Meio: abordagens transversais no jardim-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico“, pretendo questionar e refletir sobre toda a minha prática educativa supervisionada enquanto futura educadora/professora, tendo como foco o ensino das áreas do Conhecimento do mundo no Pré-escolar e do Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, são objetivos deste trabalho averiguar de que modo as minhas sequências didáticas e práticas didáticas despertaram nas crianças, crianças-alunos, o interesse para as áreas referidas anteriormente. No presente trabalho, encontramos uma contextualização teórica que incide em questões sobre formação de professores, currículo e didáticas, sendo estes aspetos fundamentais na realização tanto da minha prática educativa supervisionada, como na elaboração deste trabalho. Foi meu objetivo durante a minha formação, em contexto de sala de aula, abordar as áreas do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio de forma transversal e interdisciplinar. Foram áreas que estiveram sempre interligadas com todas as que fazem parte do currículo dos níveis de ensino já citados. Deste modo, uma das áreas abordadas de modo transversal foi a Formação Pessoal e Social (Pré-escolar) e Cidadania, tendo esta área um tempo curricular de uma hora por semana, no 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma das partes deste relatório consiste numa análise e reflexão das Práticas Educativas Supervisionadas, na qual analiso a minha formação na prática, em contexto de sala de aula e o modo como esta afetou os alunos que estiveram envolvidos neste processo.

ABSTRACT: With this training report, "Teaching Environmental Studies: transversal approaches in the kindergarten and Primary School", I intend to question and reflect on all my supervised educational practice as a future educator / teacher, focusing teaching in the areas of Knowledge of the World in the kindergarten and Environmental Studies at the Primary School. Thus, objectives of this study are to find out how my didactic sequences and didactic teaching practices aroused in children, children - students, the interest for the areas mentioned above. In this study, we found a theoretical context that focuses on questions about teacher training, curriculum and teaching, which are fundamental aspects in succeeding in both my supervised educational practice and in this study. During my training in the context of the classroom it was my goal addressing the areas of Knowledge of the World and Environment Study in a transversal and interdisciplinary way. They were areas which have always been connected with all that part of the curriculum teaching units already mentioned.Thus, one of the areas transversally addressed was the Personal and Social Education (Kindergaten) and Citizenship, and this area is taught once a week in the Primary School. Part of this report is an analysis and reflection of Supervised Educational Practices, in which I analyze my practice in the context of the classroom and how it affected the students who were involved in this process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Medeiros, Emanuel Oliveira
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents