Document details

Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e cooperação no âmbito da educação pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Author(s): Martins, Simone Toste

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3161

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Aprendizagem Cooperativa; Autonomia; Educação Pré-Escolar; Educação Básica (1º Ciclo); Prática Educativa; Preschool Education; Elementary Education; Autonomy; Cooperation; Learning Process Organization


Description

Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2014, Universidade dos Açores.

Serve o presente relatório de estágio para dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido no decorrer das Práticas Pedagógicas I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. O objetivo do presente relatório de estágio é investigar e analisar o desenvolvimento/progresso da autonomia e da cooperação, partindo das aprendizagens efetuadas pelos alunos, utilizando a organização do espaço de sala de aula como pilares, pelo que foi imprescindível analisar as atividades que foram desenvolvidas, quer no âmbito da Educação Pré-Escolar, quer no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para além disso, foram também tidas em conta as verbalizações das crianças, os instrumentos de pilotagem e as reflexões sobre as minhas intervenções. Ao longo de ambos os estágios, a estratégia posta em prática foi dar continuidade à estrutura de trabalho de ambas as cooperantes, ou seja, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Sendo assim, foi fulcral entender a lógica de toda a organização e compreender como o desenvolvimento da autonomia e da cooperação dependem do tipo de organização que é estabelecida dentro da sala de aulas. Através de todo o percurso de Prática Supervisionada I/II, foi possível a assimilação de conhecimentos e estratégias que me propiciaram o progresso da minha intervenção pedagógica.

ABSTRACT: The purpose of this report is to show all of the work in the Pedagogical Practicum I and II internships of the Master’s program in Preschool Education and in Elementary Education, in context with Preschool Education and in Elementary Education, respectively. The objective of this internship report is to determine and analyze the ability to work independently and collaboratively during the students' learning process within an organized classroom setting with specific activities that pertain to the curriculum program for Preschool Education and Elementary Education. Moreover, the children's verbalizations, the pilot-study tools, reflexions and the evaluation of my interventions were also taken into consideration. During both internships, my strategy consisted of giving continuity to the specific structural knowledge applicable to the Preschool Education Program and to the Elementary Education Program. Thus it was crucial to understand the reasoning behind the entire pedagogical approach to the teaching-learning process and also to understand how the ability to work independently and collaboratively depends on the type of process established in the classroom environment. Throughout my entire supervised Practicum I and II, I was able to acquire knowledge and strategies that have contributed to the improvement of my pedagogical competence.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) González, Pedro Francisco
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents