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Assertividade e inteligência emocional de mãos dadas na promoção do emprego

Author(s): Tavares, Ana Rita Medeiros de Sousa Cabral

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3371

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Assertividade; Competência Emocional; Competência Social; Assertiveness; Emotional Competence; Emotional Intelligence; Social Competence


Description

Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, especialidade em Contextos Comunitários.

A presente investigação, de carácter quasi-experimental e de enfoque misto, teve como objetivo principal colaborar na criação de um programa de competências socioemocionais, proceder à sua implementação e avaliar a sua eficácia. Como objetivo secundário, o trabalho visou contribuir, teórica e metodologicamente, para a construção de uma unidade sobre assertividade e perceber a sua relação com a promoção da inteligência emocional. O programa, no seu todo, foi desenvolvido junto de jovens adultos desempregados com baixas habilitações académicas, com vista a contribuir para o processo de integração social daqueles, mais especificamente, da integração no mercado de trabalho. A amostra foi constituída por 55 participantes inscritos na agência de emprego, 30 constituíram o grupo de controlo e 25 o grupo experimental. Os resultados decorrentes da análise quantitativa não evidenciaram relação significativa entre as variáveis em estudo, antes e após a intervenção no campo da assertividade, sugerindo necessidade de aprofundamento nesta vertente. A análise qualitativa produziu resultados estimulantes em termos do interesse deste público-alvo pelo programa e da apreciação feita sobre a qualidade das estratégias e dos materiais utilizados. Conclui-se que futuros programas deverão retomar a temática da assertividade e privilegiar a aprendizagem por modelamento, com recurso à estratégia do roleplay, dada a relevância atribuída pela totalidade dos participantes.

ABSTRACT: This research, quasi-experimental and of different approaches character aimed to help create a program of social-emotional skills, to implement it and evaluate its effectiveness. As a secondary objective, the study intends to contribute in a theoretical and methodological way, to build a unit on assertiveness and understand its relationship with the purpose of promoting emotional intelligence. The program as a whole, was developed with young unemployed adults with low educational qualifications, aiming at contributing to the process of social integration of those people, more specifically, the integration into the labor market. The sample consisted of 55 participants enrolled in an employment agency, 30 constituted the control group and 25 the experimental group. The results of the quantitative analysis showed no significant relationship between the variables test, before and after intervention in the field of assertiveness, suggesting the need for deepening this aspect. Qualitative analysis produced encouraging results in terms of the interest of this target audience for the program and the assessment of the quality of strategies and materials used. We conclude that future programs should resume the theme of assertiveness and prioritize learning by modeling, using the roleplay strategy, given the importance all participants accorded to this. Keywords: social competence, assertiveness, emotional competence, emotional intelligence, assessment, intervention.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Caldeira, Suzana Nunes
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
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