Author(s):
Oliveira, Albertina Maria Costa
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3433
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Administração Local; Administração Pública; Recursos Humanos; Reforma Administrativa; Reforma do Estado; Açores; Human Resources; Local Government; Public Administration; Azores
Description
Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
Ao longo dos últimos anos, a reforma da Administração Pública tem constituído um tema central de debate na sociedade portuguesa. De facto, é unânime a opinião de que o país necessita de um novo modelo de Administração Pública, capaz de servir o cidadão, de uma forma eficiente e eficaz, de apresentar resultados e de mobilizar capacidades. Por tal razão, é necessário instaurar uma nova cultura de Administração Pública, fundada em valores, que visam estimular a motivação do pessoal e garantir a formação profissional adequada, apostando no mérito, no incentivo ao desempenho individual e coletivo, na responsabilidade e na responsabilização de dirigentes e colaboradores. A presente dissertação analisa a perceção da reforma do Estado, ao nível da Administração Local, na Região Autónoma dos Açores, recolhendo e interpretando dados provenientes quer de dirigentes e de colaboradores dos Municípios/Juntas de Freguesia, quer de munícipes. Em termos gerais, os resultados obtidos com este estudo demonstram que a maioria dos dirigentes/colaboradores assume a sua desmotivação, claramente percecionada pelos munícipes, face às medidas empreendidas, demonstrando que a reforma da Administração Pública negligenciou a importância da motivação dos trabalhadores para a consecução dos objetivos pretendidos. Assim, os inquiridos revelam-se descrentes quanto ao aumento do nível da produtividade dos serviços, o que não contribuirá para satisfazer, de forma eficaz e atempada, as necessidades dos cidadãos, tanto mais que se assiste a uma situação de redução efetiva de trabalhadores e de quadros de dirigentes.
ABSTRACT: Over the past few years, Public Administration reform has been a central theme of debate in Portuguese society. In fact, everyone agrees that the country needs a new model of Public Administration, which will be able to serve the citizen, in an efficient and effective way, by showing results and mobilizing innovative abilities. Therefore, it is necessary to establish a new Public Administration culture, based on solid values, which aim to stimulate staff motivation and ensure adequate vocational training, focusing on merit, on encouraging individual and collective performance, on responsibility and accountability of leaders and collaborators. This dissertation analyzes the perception of State Reform on Local Government, in Azores, by collecting and interpreting data from a survey made both by leaders and collaborators of municipalities/local councils and citizens. Generally, the results obtained through this study prove that the majority of the leaders/collaborators assume their lack of motivation, clearly understood by the citizens, as a result of the measures taken by government, showing, this way, that the Public Administration reform neglected the importance of having motivated collaborators in order to achieve the proposed targets. Thus, the respondents show that they do not believe that the productivity level of the services will increase, which will not contribute to satisfy, in an effective and timely way, the citizens' needs, since we are facing a situation of effective reduction of workers and their leaders.