Document details

Emoções, inteligência emocial e parentalidade : a avaliação da promoção de competências sócio-emocionais em pais

Author(s): Tavares, Sara Catarina Pontes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3515

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Emoção; Família; Inteligência Emocional; Parentalidade; Emotional Intelligence; Family; Parenting; Socioemotional Skills Development Programs; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, especialidade de Contextos Comunitários, 5 de Outubro de 2015, Universidade dos Açores.

[...]. A presente investigação, de carácter quase-experimental, teve por base a criação, implementação e avaliação do programa “Ativa-Te em Emoções”, programa de promoção de competências socio-emocionais, desenvolvido no Concelho de Ribeira Grande, ilha de São Miguel, com uma amostra constituída por 20 pais/mães. Esta investigação concretizou-se em dois estudos, o primeiro correlacional e o segundo de carácter exploratório e descritivo. No programa de intervenção ora avaliado, foram desenvolvidas ações com vista à promoção, identificação, compreensão e regulação das emoções, aprofundou-se o constructo de inteligência emocional e desenvolveram-se competências sociais e emocionais, aspetos presentes à parentalidade. [...].

ABSTRACT: [...]. This research study adopted a quasi-experimental framework and was based on the creation, implementation and evaluation of a socioemotional skills development program called “Ativa-te em Emoções” which was implemented in Ribeira Grande municipality, São Miguel Island. The sample for this study was composed by 20 parents. The current research was carried out through two kinds of studies: firstly correlational and then of exploratory and descriptive nature. This program (“Ativa-te em Emoções”) put in practice actions regarding promotion, recognition, perception and regulation of emotions, it contributed to deepen and strengthen emotional intelligence construct and prompted the development of social and emotional skills, all of which are aspects inherent to parenting. [...].

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto Coimbra
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents