Document details

Bem te Quero : da educação parental à promoção dos direitos da criança

Author(s): Tavares, Sara Catarina Pontes ; Pacheco, Sara ; Amen, Joana ; Lopes, Beatriz ; Sousa, Marina ; Caldeira, Suzana Nunes ; Carvalho, Célia

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/3694

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147304/PT;

Subject(s): Cuidados Infantis; Processos Interpessoais e Grupais; Serviços Sociais e Comunitários; Childrearing & Child Care; Group & Interpersonal Processes; Community & Social Services


Description

Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 5 Familia, Escuela y Comunidad. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.

É na primeira infância que existe maior disponibilidade das figuras parentais para o estabelecimento de relações positivas e de afeto. É também neste período que muitos cuidadores sentem dificuldades em responder às necessidades das crianças. Neste sentido, surge a necessidade de desenvolver e implementar o Bem-Te-Quero (BTQ), um Programa de promoção de competências parentais para famílias com filhos até aos 18 meses. O BTQ enfatiza a promoção de competências parentais favorecedoras da qualidade da relação pais-bebé, dado esta ser apontada como um dos principais preditores da saúde psicológica nos vários estádios do desenvolvimento.

ABSTRACT: During early childhood there is greater availability of parental figures to establish positive relationships and affection. It is also during this period that many carers find difficulties to meet the children’s needs. In this sense, arises need to develop and implement Bem-Te-Quero (BTQ), a promotional program of parenting skills for families with children up to 18 months. BTQ emphasizes the promotion of parenting skills favouring the quality of the parent-child relationship, being one of the main predictors of psychological health in various stages of development, as well in baby’s developmental gains.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents