Document details

Modelo para a gestão de resíduos de construção e demolição : uma solução para as empresas de construção civil (Ilha de São Miguel - Açores)

Author(s): Miranda, Catarina Almeida de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/408

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Construção Industrial; Gestão Ambiental; Resíduos Sólidos; Açores; Ilha de São Miguel; Construction Industry; Environmental Management; Solid Waste; Azores; São Miguel Island


Description

Dissertação de Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança

O sector da construção civil é particularmente afectado com a problemática da gestão de resíduos, dada a quantidade, volume e diversidade de tipologias dos materiais que fazem parte da sua actividade. No arquipélago dos Açores, como em qualquer região insular, o tema é ainda mais marcantes dadas as limitações de espaço territorial e de escassez de recursos. O desafio é a prevenção, redução, reutilização e valorização dos resíduos de construção e demolição (RCD). Neste contexto, encontrar uma forma eficiente de gerir os RCD na ilha de São Miguel – Açores, constitui o principal objectivo deste estudo. Foi recolhida informação que permitisse, no contexto da região, caracterizar o sector da construção civil, fazer o diagnóstico do estado actual da gestão de RCD pelas empresas de construção civil, conhecer os principais intervenientes na gestão de RCD, e quantificar a produção destes resíduos. Foi estimado que a produção anual de RCD na RAA se situa entre as 62.000 e 65.000 toneladas, o que se traduz numa capitação aproximada de 260 kg/hab. ano. Foi verificado que a generalidade das empresas do sector da construção (na ilha de São Miguel) não têm implementados procedimentos adequados que permitam uma gestão adequada dos seus resíduos, não possuem conhecimento das suas reais obrigações ao nível da gestão de RCD, nem têm meios para implementar soluções eficientes. São excepção algumas das empresas de maior dimensão. Paralelamente, não existem (à data do estudo) destinos para a valorização de resíduos ao nível da ilha. Existem poucos operadores licenciados para gerir algumas tipologias de RCD, cujos serviços baseiam-se basicamente na recepção e posterior encaminhamento de RCD para outros operadores ou entidades gestoras de resíduos. Tendo em conta o cenário descrito, é proposto um modelo para a gestão dos resíduos de construção e demolição produzidos pelo sector da construção civil da região, e estuda-se a viabilidade económico-financeira de uma entidade que implemente o modelo concebido.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jalali, Said; Cunha, Regina Tristão da
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents