Document details

A Matemática no quotidiano : promover a descoberta da matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Garcia, Melissa Vanessa Santos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/4344

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Ensino da Matemática; Matemática; Prática Pedagógica; Mathematics Education; Teacher Training; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Maio de 2017, Universidade dos Açores.

Com o presente relatório pretendemos analisar e fundamentar as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade do Departamento de Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade dos Açores. Optámos pelo tema “A Matemática no Quotidiano: Promover a descoberta da Matemática, partindo das experiências do dia a dia das crianças, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, investigando sobre o modo como a Matemática pode ser trabalhada a partir das vivências do quotidiano das crianças. Ao longo dos dois estágios, procurámos explorar diferentes conexões matemáticas, entre a Matemática e as outras áreas/domínios do currículo e entre a Matemática e a vida do dia a dia. Neste relatório, apresentamos em primeiro lugar uma breve fundamentação teórica, onde focamos a formação dos profissionais de educação e o ensino da Matemática, apontando para boas práticas que devem ser adotadas pelos educadores/professores. Abordamos também as potencialidades de explorar a Matemática no quotidiano e algumas questões ligadas ao desenvolvimento da autonomia e da cooperação, bem como aspetos relevantes do método de Singapura. Em seguida, apresentamos os procedimentos metodológicos adotados para a execução deste trabalho e a caraterização dos ambientes educativos onde decorreram os dois estágios. Segue-se a descrição e reflexão de algumas atividades que foram concretizadas nos dois estágios, relacionadas com a Matemática e o quotidiano. Conclui-se este relatório com umas breves considerações finais. Uma vez que as atividades realizadas tiveram em conta o quotidiano das crianças como, por exemplo, fazer um bolo, medir o comprimento de objetos, ver as horas, identificar sequências e padrões e, ainda, fazer pesagens, notámos que houve um aumento significativo do interesse e da participação, principalmente, das crianças com mais dificuldades de aprendizagem. Este tipo de atividades fez com que as crianças percebessem que a Matemática está mais presente nas suas vidas do que imaginavam e que pode ser trabalhada de uma forma lúdica e apelativa. No decorrer dos estágios, registou-se igualmente um aumento da autonomia e da cooperação, na sequência da implementação de algumas rotinas, bem como da implementação de atividades maioritariamente em pequeno grupo.

ABSTRACT: With this report we intend to analyze and explain the practices that have been developed in an internship context, in the context of courses of Teacher Training I and II Teacher Training, the study plan of the Master degree in preschool education and 1st cycle of Teaching elementary education, the responsibility of the Education Department and the University of the Azores Educational Sciences college. We have chosen the theme “Mathematics in Everyday: To promote the discovery of mathematics, based on the children daily experiences in the context of preschool education and 1st cycle of elementary education”, investigating on how Mathematics can be worked out taking into account the children daily experiences. Throughout these two training program’s we tried to explore several mathematical connections, between mathematics and other subjects/areas of the children study plan but also between mathematics and the daily life. With this report, firstly we present a brief theoretical approach, where we focus about the educational professional's training and the mathematics teaching, referring good practices that should be adopted by educators / teachers. We'll also discuss more specifically about the exploring potential of mathematics in everyday life, the development issues of autonomy and cooperation, and some relevant aspects of Singapore Math. Later, we show the methodological procedures applied for the execution of this work and we present the characterization of the educational environments where it took place during two internships. Then we expose our thoughts and descriptions of some activities applied in both internships, related with mathematics and the daily life. Finally, we present some final thoughts. As the performed activities had in account the children daily life such as, for example, cook a cake, measure objects length, check the time, patterns and sequences recognition and also weigh measurements, we noticed that there was a significant rise of the interest and participation, especially among the children with learning difficulties. This type of activities made children realize that mathematics is in fact more present in their lives and it can be work out in an interactive and amusing way. During both internships, there was an improvement regarding the autonomy and cooperation as result of some introduced daily tasks as well with the introduction of small group activities.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cascalho, José Manuel; Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents