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Promoção da interdisciplinaridade na aprendizagem das crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico através do uso de materiais didáticos

Author(s): Teixeira, Rita Correia

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/4454

Origin: Repositório da Universidade dos Açores

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Ensino Básico (1º Ciclo); Interdisciplinaridade; Prática Pedagógica; Elementary School; Pre-School Education; Interdisciplinarity; Teacher Training; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 17 de Maio de 2017, Universidade dos Açores.

O presente Relatório de Estágio tem como principal objetivo descrever, analisar e refletir sobre todo o trabalho desenvolvido pela autora durante dois grandes momentos interventivos ocorridos na prática educativa. Estes integram-se nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, referentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Mais concretamente, os momentos de descrição e reflexão são dirigidos a atividades que foram implementadas em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, relacionadas com a temática em questão neste documento. Ao longo de ambos os estágios foram estruturadas e planeadas estratégias/atividades que visaram promover a interdisciplinaridade, assim como, exploramos um conjunto de materiais e recursos didáticos, em simultâneo, com as crianças com o intuito de potencializar as suas aquisições neste contexto. De acordo com esta dinâmica, tivemos o propósito de refletir a respeito das nossas ações realizadas durante a prática, bem como de observar e analisar as reações das crianças perante estas opções metodológicas mais integradas e diferenciadas, a fim de averiguar se realmente houve aprendizagens ativas e significativas. Para aprofundar com mais precisão o assunto deste Relatório de Estágio, pretendemos apurar as perceções e opiniões dos docentes cooperantes relativamente à importância da interdisciplinaridade no ensino, através de duas entrevistas realizadas a uma Educadora de Infância e a uma Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente. Deste modo propusemo-nos averiguar se elas, nas suas práticas, valorizam a prática interdisciplinar, como via promotora do desenvolvimento das aprendizagens das crianças e do sucesso escolar. Ainda neste contexto investigativo, tentamos compreender se estas profissionais nas suas práticas diárias recorrem aos materiais didáticos/pedagógicos para dinamizar as atividades que implementam e, por sua vez, auxiliar a lecionação dos conteúdos de uma forma mais integrada e transversal. Deste modo, tendo em conta as afirmações de ambas as docentes entrevistadas, chegamos à conclusão que a interdisciplinaridade é valorizada no domínio das suas práticas pedagógicas, por se revelar uma estratégia didática de sucesso escolar no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido estas docentes profissionais, em ambos os níveis de ensino, também referem que utilizam e concebem materiais didáticos/pedagógicos como meios impulsionadores da interdisciplinaridade, pois as aprendizagens das crianças assim tornam-se mais ricas e diversificadas. Contudo, ao introduzirmos a interdisciplinaridade nas nossas intervenções pedagógicas apercebemo-nos que, quer seja na Educação Pré-Escolar, ou no 1.º Ciclo do Ensino Básico, as crianças/alunos conseguem atingir múltiplas aprendizagens ao se apropriarem de um conjunto de conhecimentos que se interligam entre si, ao invés de situações em que o saber é ensinado de forma segmentada. Para além disso, concluímos que a interdisciplinaridade, quando convocada na construção de materiais pedagógicos, ganha maior relevância na produção do conhecimento contribuindo assim para aprendizagens mais significativas e ativas.

ABSTRACT: This Internship/Teacher’s Training Report’s goal is to describe, analyze and reflect on all the work done by the author during two major interventional moments which occurred in educational practice. These are integrated into the curricular units of Teacher Training I and II for the Master's Degree in Pre-School Education and Training of Elementary School. In fact, the moments of description and reflection are directed to activities that were performed in Pre-School Education and Elementary School internship context, correlating them with the subject present in this document. Throughout both internships, we structured and planned strategies and activities that were aimed at the promotion of interdisciplinarity, as well as the exploration of a set of teaching materials and resources so that children could enhance their learning skills. According to this dynamic, we had to reflect about our actions during practice, and to observe and analyze the children’s reactions to these methodological options, which were more integrated and differentiated, in order to determine whether if there was indeed active and meaningful learning. In order to expand on the subject of this report, we also aim to find out the perceptions and opinions of teachers on the importance of interdisciplinarity in teaching, by conducting two interviews to a Pre-School Education teacher and an Elementary School teacher. Thus, our aim is to establish whether these teachers value interdisciplinary practice thinking of it as a promoter of learning skills and school success. Finally, and with this investigation, we also try to understand whether these teachers in their daily practice use teaching/learning materials to foster the activities that they do and, if it helps them to teach contents in a more meaningful and transversal way. Therefore, we came to the conclusion that interdisciplinarity is valued by both Pre-School and Elementary School teachers in the domain of their pedagogic practices, for revealing to be a didactic strategy of scholar success in the process of teaching and learning. In that sense, these professional teachers, on both levels, also utilize and conceive didactic/pedagogic materials as booster means of interdisciplinarity, because, as such, children’s learning becomes richer and more diversified. However, by introducing the interdisciplinarity in our teaching interventions, we realized that, either in Pre-School Education or Elementary School, children/students can accomplish multiple learnings by appropriating themselves with a set of knowledge that is connected, instead of a segmented way of teaching. Furthermore, we concluded that interdisciplinarity, when summoned in the construction of teaching’s material, gains more relevance in the production of knowledge, contributing to more significant and active learnings.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Ana Isabel
Contributor(s) Repositório da Universidade dos Açores
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