Author(s): Fernandes, António Teixeira
Date: 1987
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/5626
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Política; Religião; Secularização da Sociedade; Sociologia
Author(s): Fernandes, António Teixeira
Date: 1987
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/5626
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Política; Religião; Secularização da Sociedade; Sociologia
Na tradição dos clássicos da Sociologia, desde Émile Durkheim e Max Weber, a religião é frequentemente considerada como um domínio privilegiado para a compreensão e explicação dos fenómenos sociais. O procedimento aqui adoptado não consiste, no entanto, em reassumir as formulações teóricas elaboradas por esses autores, para testar a sua operacionalidade no estudo da realidade actual, ainda que se mantenham sempre subjacentes ao nosso pensamento, mas em tentar definir o campo da representação política, em permanente deslocação, e estabelecer a sua relação com outros universos simbólicos, nomeadamente o religioso, que competem no sistema de legitimação do poder. Entendemos que, com a secularização em curso nas sociedades ocidentais, há séculos em franco desenvolvimento, e o advento de outros sistemas de ideacção, existe um esforço promovido pelas Igrejas para reelaborar a sua doutrina, no sentido de atingir a vida privada e colectiva dos indivíduos, ao lado de uma tentativa de ressacralização do poder político, sob formas mais ou menos subtis, por parte dos regimes constituídos, com elementos de campos simbólicos díspares, aproveitando, para isso, a tendência para a dissolução e perda de identidade dos sistemas socioculturais tradicionais. É esta relação de interdependência, de interpenetração e até mesmo dialéctica que nos propomos abordar para compreender a conexão existente entre os domínios político e religioso.