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Ajuda e compreensão das problemáticas infantis através do processo ludoterapêutico

Author(s): Gouveia, Patrícia Rafaela Reis

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11144/2502

Origin: Camões - Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa

Subject(s): Idade pré-escolar; Perturbação Mental; Ludoterapia Centrada na Criança; Avaliação Psicológica


Description

O presente Relatório de Estágio pretende elucidar os leitores sobre o todo o trabalho clínico desenvolvido durante o período de estágio, fazendo o mesmo parte do segundo e último semestre do Mestrado de Psicologia Clínica e do Aconselhamento. Toda a intervenção efetuada durante o estágio surgiu no contexto da Psicologia Clínica, nomeadamente numa Instituição com diversas valências e diferentes tipos de populaçõesalvo (idosos, pessoas com perturbações mentais e crianças). Importa igualmente referir que o foco da intervenção ocorreu ao nível das crianças, onde foi possível intervir em seis casos distintos. Dos casos abordados, foram selecionados dois casos diferenciados onde é possível observar a intervenção de uma menina de 5 anos que lhe foi diagnosticado um Mutismo Seletivo, e outro caso, de um menino de 6 anos, que lhe foi diagnosticado a Perturbação de Desafio e Oposição e Enurese noturna. Foram visíveis algumas mudanças positivas durante a intervenção com a menina, sendo uma delas a pronunciação de curtas frases durante algumas sessões ludoterapêuticas e também a demonstração de comportamentos agressivos perante certo tipo de brincadeiras que anteriormente eram ocultadas pela mesma. Através do acompanhamento ludoterapêutico e da avaliação psicológica efetuada ao menino, conseguiu-se perceber que o mesmo se encontrava em grande sofrimento apresentando conteúdos ansiogénicos e depressivos nas suas brincadeiras e na avaliação realizada. Torna-se relevante mencionar que o papel do psicólogo no âmbito desta respetiva área é muito importante pois ajuda a criança a compreender melhor a sua problemática e, consequentemente, a arranjar formas de lidar com a mesma. O relatório é composto inicialmente por um enquadramento teórico sobre os temas desenvolvidos ao longo do presente estágio, seguido da descrição do local de estágio e do trabalho desempenhado no mesmo, posteriormente é efetuada uma descrição e análise dos casos escolhidos. Por fim é feita uma conclusão acerca de tudo aquilo que foi feito, das melhorias que poderiam ter sido efetuadas e das aprendizagens adquiridas ao longo deste percurso. Importa salientar que este estágio foi realizado segundo a Abordagem Centrada na Pessoa, uma abordagem humanista que valoriza o desenvolvimento autónomo da pessoa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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