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Contrato de autonomia para o desenvolvimento do projeto educativo do agrupamento de escolas : relatório de atividade profissional

Author(s): Sousa, Maria Paula Abreu Pereira Elias de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/11746

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Projeto; Autonomia; Avaliação; Desenvolvimento organizacional; Project; Autonomy; Evaluation; Organizational development; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório constitui um olhar diacrónico do percurso profissional desenvolvido ao longo de mais de duas décadas. Das experiências e vivências profissionais integradas nas várias fases da carreira destaca-se o trabalho colaborativo e os compromissos partilhados a nível local e com a administração educativa, no desenvolvimento de processos de melhoria orientados por uma visão do ensino básico nas dimensões da universalidade do acesso e do sucesso, da qualidade e equidade das aprendizagens e dos resultados. Realça-se a participação da organização escolar em programas e projetos-piloto propostos pela administração educativa, nomeadamente o programa PEPT-2000, o Projeto de Gestão Flexível do Currículo, o Projeto-piloto de Avaliação Externa das Escolas e o Contrato de Autonomia para o desenvolvimento do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Cávado Sul. A implementação destes programas nas escolas partiu da iniciativa destas, com base numa estratégia que valoriza a contextualização e as especificidades organizacionais, mobilizadora dos atores educativos locais na assunção de compromissos de melhoria da prestação do serviço público da educação. Com este estudo pretende-se destacar processos de melhoria organizacional com impacto na melhoria da qualidade educativa e resultados escolares. Procura-se evidenciar a relação entre o alargamento da autonomia, entendida como processo de capacitação na assunção de novas competências necessárias à definição de respostas educativas mais adequadas à heterogeneidade da população escolar, utilizando a contratualização como modalidade de gestão estratégica, e os processos conjugados de autoavaliação e de avaliação externa da organização educativa, na dimensão formativa de apoio ao desenvolvimento organizacional, dando conta da responsabilidade da escola na prossecução dos resultados.

The present report provides a diachronic look upon the professional pathway developed over two decades. From the professional experiences and livings along the various career stages, it stands out the collaborative work and the commitments shared locally and with the educative administration in the development of improvement processes, oriented towards the vision of the primary school under the concepts of access' and success' universality, quality and equity of learnings and results. The participation of the school organization in programs and pilot projects proposed by the educative administration is referred, namely the PEPT-2000 program, the Flexible Curriculum Management Project, the External Evaluation Pilot Project, and the Autonomy Contract for the development of the Cávado Sul School`s Educational Program. The implementation of these programs was based on the initiative of each school, based on a strategy that valued the context and organizational specificities, mobilizing the local educative actors to commit themselves to enhance the education public service. This study aims to report organizational enhancement processes with impact on the educative quality and school's results enhancement. It tries to point out the relation between the expanding autonomy, understood as the empowerment process of acquiring new competences necessary to define more suitable answers to the heterogeneity of the school population, the contractualization, used as a strategy management modality, and the combined self-evaluation and external evaluation of the educative organization, under the formative dimension of support to the organizational development, accounting for the responsibility for the results and the certification, which guarantee the quality of education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Machado, Joaquim
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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