Document details

Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar

Author(s): Pereira, Nuno Alves

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/11898

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Profissionalidade; Regulação; Regulação sociocomunitária; Regulação reflexa; Globalização; Modernidade; Axiologia; Professionalism; Regulation; Sociocommunitarian regulation; Reflexive regulation; Globalization; Modernity; Axiology; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente trabalho constitui uma reflexão sobre o modo como se pode responder, num contexto marcado pela globalização, às exigências que a sociedade, as famílias e os alunos colocam à escola para responder às demandas por uma educação de qualidade. O cenário de mudança que se vive induz na escola processos de melhoria que centraremos nos processos de construção e afirmação de uma nova profissionalidade que se afirma pela sua capacidade de gerar um novo conhecimento de natureza prático e que o torna praxiológico pela implicação de propósitos de natureza filosófica, política e ética nas suas opções. Não considerando que a mudança se concretiza apenas pela alteração de atitude dos docentes para uma atitude colaborativa, promoveremos uma reflexão que dê coerência às mudanças na práxis docentes com as transformações que promovam uma crescente autonomia da escola pela emergência de um centro de regulação sociocomunitário.

This work is a reflection about how we can respond in a context of globalization demands that society, families and students put the school to meet the demands for quality education. The changes that we live induce in school improvement processes that will be focused on the construction and affirmation of a new professionalism, which asserts itself through its ability to generate new knowledge of a practical nature and that makes practical by implication in purpose of philosophical, political and ethical nature in their options. Excluding that change is realized only by the change in attitude of teachers to a collaborative attitude, we will promote a reflection about how to give coherence to the changes at the teaching practices with the changes that promote increased school autonomy by the emergence of a center of social- communitarian regulation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Palmeirão, Cristina
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents