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Ensino colaborativo : clima de partilha

Author(s): Frade, Carla Manuela Lemos Silva

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/12056

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Educação especial; Necessidades Educativas Especiais; Inclusão; Ensino colaborativo; Special education; Special needs; Inclusion; Education collaborative; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O Presente estudo analisa o modelo de ensino colaborativo praticado nas escolas do 1ºciclo do Agrupamento de Escolas de Pevidém, no Concelho de Guimarães no ano lectivo 2010/2011. A educação inclusiva é hoje muito falada e o atendimento a crianças com necessidades educativas especiais é uma realidade. Para que a escola seja efectivamente inclusiva passa por desenvolver as estratégias e a qualidade do apoio educativo em educação especial. Este apoio só será de qualidade se articulado com o ensino regular. A acção simultânea entre os dois docentes na sala de aula, é essencial para que a escola seja verdadeiramente inclusiva. O objectivo principal desta investigação é o de caracterizar o modelo colaborativo entre docente de educação especial e docente do ensino regular, no atendimento a crianças com necessidades educativas especiais. Numa primeira fase, é feita uma análise conceptual sobre o conceito de educação especial, escola inclusiva e ensino colaborativo. A metodologia de investigação utilizada é de natureza qualitativa, e a amostragem é de conveniência, com 19 professores do ensino regular e 5 do ensino especial. Os resultados obtidos demonstram que é grande a motivação para a docência e que existe colaboração em muitos aspectos neste modelo, entre eles: na planificação e organização das actividades, na avaliação, na relação entre os docentes e na formação contínua. Salientam como aspectos menos positivos e que de alguma forma fragiliza este modelo, o tempo de apoio educativo reduzido, no âmbito da educação especial, que parece insuficiente para um atendimento de qualidade a crianças com necessidades educativas especiais.

The present study examines the collaborative teaching model practiced in the schools of the 1st cycle of the Group of Schools of Pevidém – Guimarães, in the academic year 2010/2011. Inclusive education is now widely spoken and caring for children with special educational needs is a reality. For the school be inclusive is to develop effective strategies and quality of educational support in special education. This support will only be quality if linked with regular education. The simultaneous action between the two teachers in the classroom, it is essential that the school is truly inclusive. The main objective of this research is to characterize the collaborative model between the teacher of special education and regular education in serving children with special educational needs. Initially, a conceptual analysis is done on the concept of special education, inclusive education and collaborative learning. The research methodology used is qualitative, and sampling is convenience, with 19 regular education teachers and five special education teachers. The results show that is great motivation for teaching and collaboration that exists in this model in many ways, including: planning and organization of activities in the assessment, the relationship between teachers and training. As less positive aspects and somehow undermines this model, the time of reduced educational support within the special education, which seems insufficient to quality care for children with special educational needs.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ponte, Filomena
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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