Document details

O construtivismo e o ensino artístico : conceção e experimentação de uma estratégia pedagógica no desenho de um ambiente de aprendizagem

Author(s): Teixeira, Rui Manuel de Amorim

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/13711

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Construtivismo; Ambientes de aprendizagem; Competências; Estratégia pedagógica; Resolução de problemas; Constructivism; Learning environments; Competencies; Pedagogical strategy; Problem solving; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

As transformações que estabelecem a Modernidade, em que vivemos, criam novas necessidades, mas também, novas oportunidades. Sentem-se mudanças, atualizam-se práticas e desenham-se ferramentas. Perante esta realidade vigente, os menos capazes tornar-se-ão obsoletos e posteriormente descartáveis. No sentido dessa capacitação imperativa, a educação correta poderá, e deverá, fazer toda a diferença. Uma educação que coloque o aluno no centro da aprendizagem, que recorra aos seus conhecimentos prévios na construção de novas estruturas de entendimento, através da resolução de problemas contextualizados, onde não existem soluções únicas e pré-determinadas, potenciando sempre a discussão de ideias e a colaboração. Uma pedagogia que viabilize a aquisição de competências essenciais, em detrimento de objetivos formatados e caducos. Neste estudo, após atenta pesquisa, encontramos nos fundamentos do paradigma Construtiva do desenvolvimento humano, também aplicados à aprendizagem, os princípios que mais se aproximavam das nossas pretensões educativas. Dessa forma, no âmbito desta prática pedagógica supervisionada, decidimos conceber e experimentar, uma estratégia pedagógica que facultasse o desenho de um ambiente de aprendizagem de enfoque construtivista. A consequente avaliação desta aplicação, baseou-se nas cinco escalas estabelecidas pelo Construtivist Learning Environment Survey (CLES), portanto, nas opiniões dos alunos sobre o clima da sua sala de aula da disciplina de Desenho A. Tendo estas, gerado resultados que indicaram uma subida dos valores médios obtidos, entre o momento pré-teste e o pós-teste, em quatro das cinco dimensões aferidas. Sendo que duas destas diferenças entre condições foram marginalmente significativas e uma outra estatisticamente significativa.

The transformations that establish this modern age, in which we live, create new needs, but also, new opportunities. We feel the changes, the update of old practices and the draw of new tools. Facing this reality, the least capable, will become obsolete and subsequently disposable. Towards such essencial emporwement, the right education can, and should, make all the difference. An education that places the student at the center of learning process, which refer to their prior experiences in the construction of new structures of knowledge, by solving problems in context, where there are no unique solutions and pre-determined responses, always enhancing the discussion of ideas and collaboration. A pedagogy that allows the acquisition of core competencies, rather than standardized and obsolete goals. In this study, after an attentive research, we found in the foundations of Constructivist paradigm of human development, also applied to learning, the principles that fulfill our educational intentions. Thereby, within our supervised teaching practice, we decided to conceive and experiment a pedagogical strategy, that would allow the design of a constructivist learning environment. The resulting assessment of this application, relied on the five scales set by Construtivist Environment Learning Survey (CLES), therefore, in the students opinions about their classroom climate, settled in the Desenho A classes. The results generated have indicated a rise in the mean values obtained, between the pre-test and post-test, in four of the five dimensions measured. Wherein, two of those differences between conditions were marginally significant and another statistically significant.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Paulo
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents