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A importância da relação pedagógica na promoção do sucesso nas turmas de percurso curricular alternativo

Author(s): Santos, Marina Amorim

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/13857

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Abandono escolar; Exclusão; Inclusão; Insucesso; Percurso curricular alternativo; Relação pedagógica; School drop-off; Exclusion; Inclusion; Failure; Alternative curricular path; Pedagogical relationship; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Esta dissertação consiste numa abordagem ao percurso escolar e biográfico de jovens portadores de fraca motivação para a vertente académica e analisar uma alternativa que as escolas se servem para dar resposta às dificuldades no combate ao insucesso. Para o conseguir, interpreto as vivências dos alunos e descrevo de que forma os mesmos avali-am a relação pedagógica que estabelecem com os seus professores e como esta poderá ser potenciadora de sucesso. A pertinência deste tema de trabalho prende-se com a necessidade de se interpre-tar os problemas que dificultaram e impediram o sucesso escolar destes jovens no pas-sado, bem como avaliar o significado deste modelo de aprendizagem. A componente empírica da dissertação compreende a realização de dois estudos. O primeiro tem por objetivo a caracterização sociodemográfica e académica da popula-ção, entre os 12 e 15 anos de idade. Os dados foram recolhidos no estabelecimento es-colar onde trabalhei e onde fui diretora de turma, durante dois anos junto dos alunos em estudo. Os perfis destes jovens constituíram o ponto de partida para a realização do se-gundo (e principal) estudo empírico, que consiste numa abordagem aos discursos que os jovens constroem sobre o seu percurso académico e as significações que atribuem a esses percursos e a importância que a relação pedagógica tem no alcance do sucesso. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas qualitativas apro-fundadas a 9 jovens, a partir de um guião de entrevista adaptado da “life-story inter-view” de McAdams (2000). Apesar de este estudo abarcar uma minoria de alunos, acredita-se que os resulta-dos encontrados são a realidade de muitos estudantes na mesma situação. Recomenda-se, por isso, a continuação da investigação sobre este problema, principalmente na ver-tente da harmonização entre o sucesso e a relação pedagógica.

This dissertation is about the educational path of young students that are unmotivated to learning, and it presents an alternative developed by schools in order to overcome the lack of academic achievement. With that aim in mind, this work will analyse the life experience of students, and it will discuss how schoolchildren envision the pedagogical interaction established between them and their teachers, and how this relation is able to stimulate academic success. This subject is particularly important due to the fact that it can contribute to identify the problems that have caused school failure in the past, and to evaluate how alternative learning models can be applied. The empirical analysis of this dissertation will be divided into two parts. The first one discusses the academic and sociodemographic elements of schoolchildren, whose ages are comprised between 12 and 15. The data has been gathered in a school wherein I have worked for a few years, and have been class advisor. The profile of those students have helped to define the starting point of the sec-ond part of this dissertation, which is the empirical study developed in the final chapter and where the schoolchildren’s expectations, their academic path, and the meaning of the interaction established between student and professor are scrutinised. The data was gathered through interviews made to 9 young children based on the interview guide “life-story interview” created by McAdams (2000). Even though only a small number of students have been interviewed, it is be-lieved that the results would be very similar if the enquiry would be applied to a larger population. Nevertheless, one would recommend future research in order to confirm the success and advantages of this pedagogical relationship.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Azevedo, Joaquim
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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