Document details

(Des)construindo percursos : estudo de metodologias alternativas no ensino da guitarra

Author(s): Silva, Ana Sofia Santos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/13865

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Aprendizagem musical informal e formal; Histórias de vida; Percursos de aprendizagem; Ensino da guitarra; Informal and formal music learning; Life stories; Learning pathways; Guitar teaching; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

Este trabalho de investigação caracterizado por uma abordagem qualitativa tem como objetivo perceber, através da técnica da entrevista e da observação direta, de que forma o percurso de um professor se reflete na sua prática pedagógica. Procuramos incidir a nossa investigação apenas em professores que apresentassem um percurso formal e informal. Foram entrevistados quatro professores de guitarra que lecionam, no ano letivo 2012/ 2013, em Portugal, dois deles num contexto de ensino superior e os restantes em escolas de ensino especializado da música. Os resultados obtidos demonstram como se processa a aprendizagem em contextos escolares e extraescolares, revelando uma breve caracterização destes dois contextos. Os professores participantes demonstram a importância da mediação entre aquilo que são as expectativas do aluno relativamente à aprendizagem de um instrumento e os programas das disciplinas, procurando manter o aluno motivado. Demonstram também algumas estratégias e filosofias que os professores transportam de um contexto para o outro, expressando o pensamento de que as aprendizagens fora da escola devem ser consideradas, em conjunto com as que acontecem dentro dela, como um fenómeno global da aprendizagem e não como aspetos distintos e que não se cruzam.

This investigation paper characterized by a qualitative approach seeks, through the interview and direct observation technics, to understand in what way the teacher’s pathways reflects on his pedagogic practice. We aim to focus our investigation only on teachers who present both a formal and informal academic career. Four guitar teachers were interviewed who worked in the school year 2012/2013 in Portugal, two of them in the context of higher education and the remaining in schools specialized in music education. The results show how the learning process works both in the school and nonschool contexts, revealing a brief characterization of these two. Participating teachers demonstrate the importance of mediation between what are the expectations of the student in relation to learning an instrument and the discipline’s programs, trying to keep the student motivated. They also demonstrate some strategies and philosophies that teachers carry from one context to another, expressing the thought that the learning made out of the school context should be considered, together with that happen within it, as a global phenomenon and not as separate learning aspects that don’t intersect.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Antunes, Paulo; Caldeira, Artur
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo