Document details

Os User Generated Contents como ferramenta promotora de uma aprendizagem efetiva na catequese

Author(s): Jorge, Margarida Catarina Antónia

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/14686

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): User Generated Contents; TIC; Catequese; Aprendizagem; Conteúdos gerados pelo utilizador; ICT; Catechism; Learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A necessidade premente de mudarmos o estigma da catequese, de alcançarmos soluções viáveis que promovam a motivação dos catequizandos e a sua aprendizagem, associada à generalização da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação são o mote para este estudo. O saber fazer, segundo vários investigadores, deve ser o ponto de partida para a aplicação de métodos e técnicas de ensino que tornem efetiva e motivadora a aprendizagem por parte dos aprendentes. Assim, os User Generated Contents começam a revelar-se de grande importância na sociedade educacional atual. Conduzir os catequizandos na criação dos seus próprios materiais ou conteúdos, com ajuda dos seus mentores, professores ou catequistas, poderá revelar-se mais motivador e desafiador para adolescentes e jovens. Mas até que ponto a utilização deste nova técnica resultará e ajudará na disseminação da palavra de Cristo nas camadas mais jovens, que aparentemente, têm constantes solicitações da sua atenção muito mais atrativas aos seus interesses, como a Internet, os jogos e as redes sociais? Será, ainda possível, a sua implementação face às características dos catequistas que exercem o seu voluntariado? Ou será necessário um investimento na sua própria aprendizagem por parte dos catequistas para conseguir aplicar estas ferramentas? A implementação desta técnica poderá colmatar a falta de catequistas, pois os materiais criados por alguns catequizandos poderão servir de apoio à aprendizagem de outros que, por várias razões, não possam frequentar a catequese.

The urgent need of changing the stigma of catechism, of reaching viable solutions that promote motivation and learning among the catechism learners, and these, associated to the general use of Information and Communication Technologies, are the motto for this study. The know-how, according to several investigators, should be the beginning of the application of teaching methods and techniques, which turn learning effective. Bearing this in mind, the User Generated Contents are becoming highly important amongst the education society nowadays. Taking the catechism learners to create their own materials or contents with the help of tutors, teachers or catechists, may turn to be more motivating and defying for adolescents and youngsters. However, till which point will the application of this new technique help in the spreading of the Word of Christ among the youngsters, who are, apparently, constantly being attracted by other interests, like the Internet, computer games and social networks? Is it possible to apply the technique with the support of catechists who do this voluntarily? Or, will it be necessary to invest on their apprenticeship, so that these methods may be applied? The use of this method may help reinforcing the lack of catechists, since the created materials, by some of the learners, may be used as backup for the learning of others, who, for several reasons, may not be able to go to catechism.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lagarto, José Reis
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents