Document details

Identificação de características de sucesso de Universidades Corporativas

Author(s): Andrade, Tiago Lapa de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/15514

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Universidades corporativas; Recursos humanos e formação; Corporate universities; Human resources and training; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Numa sociedade marcada por mudanças profundas, continuadas, globais e de acentuado pendor tecnológico (facilmente imitáveis), favorece que as unidades económicas vejam os seus colaboradores como um elemento central de inovação e de competitividade. A este potencial contrapõe-se o ciclo de vida curto dos conhecimentos que detêm e que seriam promissores de inovação e de mudança. Como solução, a formação ao longo da vida e in company é uma das estratégias adotadas. É neste cenário que nascem as Universidades Corporativas e é neste contexto de turbulência que hoje prosseguem o seu papel. Das múltiplas visões e enfoques científicos para estudar este tema, que pode exigir margem de recursos significativos, a identificação de caraterísticas que nos permitem estudar, ou comparar as Universidades Corporativas foi o tema selecionado para esta investigação. Recorrendo a um desenho metodológico de natureza qualitativa com o objetivo de ampliar o diminuto conhecimento sobre a problemática, mas sem ambição de fazer generalizações dada a natureza da investigação e dos meios, estruturou-se a recolha e o tratamento da informação em torno da revisão da literatura, da análise documental à informação publicada pelas Universidades Corporativas selecionadas e a entrevistas (uma eletrónica e outra presencial) a dois dos responsáveis de duas Universidades Corporativas Portuguesas. Da conjugação destes elementos foi possível concluir, sob a forma de um quadro estruturante, quais as caraterísticas relevantes das Universidades Corporativas e assim disponibilizar um instrumento de estudo, ou de comparação para trabalhos futuros.

A society characterized by profound, continuous and global changes, with a strong technological propensity (easily imitable), encourages economic units to see their employees as a central element of innovation and competitiveness. This potential contrasts with the short life cycle of knowledge they hold and which would lead to innovation and change. As a solution, training and lifelong learning in company is one of the strategies adopted. It is in this scenario that Corporate Universities are born and it is in this context of turbulence that they continue their role. From the several scientific views and approaches to study this issue, which may require significant resources, the identification of the characteristics, that allow us to study or compare Corporate Universities, was the theme selected for this investigation. Using a qualitative methodological design in order to enlarge the tiny knowledge about the problem, but with no ambition to make generalizations given the nature of this research and media, we organized data collection and its processing around the literature review, from the analysis of documents to the information published by the selected Corporate Universities including two interviews (one electronic and one in person) with the people responsible for two Portuguese Corporate Universities. From the combination of these elements it was possible to conclude, in the form of a structural framework, which features of Corporate Universities are relevant and thus to provide a tool for future work that enables the study or the comparison of Corporate Universities.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Valverde, Camilo José Lopes
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents