Document details

A gestão da escola e a participação dos atores educativos : relatório de atividade profissional

Author(s): Gouveia, Duarte Nuno Ferreira de

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/15733

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Escola; Organização; Gestão; Democracia; Participação e Colegialidade; School; Organization; Management; Democracy; Participation and Collegiality; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; dngouveia@gmail.com


Description

As escolas, enquanto organizações, englobam um conjunto de práticas de gestão com capacidades adaptativas e de estruturas e processos mais integrados que têm por objetivo principal desenvolver o serviço público de educação. Com o presente Relatório, centramo-nos nas nossas experiências e perceções ao longo do nosso percurso profissional e analisamos/refletimos sobre o modo como os órgãos de gestão, mormente, os seus presidentes/diretores praticam a gestão e a liderança, como interagem com os vários atores/parceiros educativos e como estes interagem com a escola. Este tipo de interações na comunidade escolar e as práticas de gestão desenvolvidas na escola enquadram-se no atual quadro de gestão escolar estabelecido pelo regime de autonomia, administração e gestão da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário. Os presidentes/diretores das escolas desempenham um papel fundamental na criação de uma cultura de escola que estimule a participação da comunidade educativa nas várias áreas de ação para além da participação burocrática e da participação formal instituída por decreto e promova a colegialidade e cooperação através de políticas internas.

Schools, whose principal aim is to develop public education, from an organizational point of view, combine management practices with flexible capacities, structures and also more integrated procedures. This report focuses on our experiences and the knowledge gained throughout our professional career as we analyse and reflect on how management teams, namely executive presidents and directors, provide management and leadership, how they interact with the various agents/educational partners and how these interact with the school itself. These interactions in the school community and the management practices developed in the school are found in the current framework of school management for pre-school, primary and secondary education as set up by the autonomous regime. The executive presidents/directors of the schools play a fundamental role in the creation of a school culture that encourages the participation of the school community beyond the merely bureaucratic and formal, as required under the law, and promotes teamwork by means of internal policies.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Araújo, Joaquim Machado de
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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