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Avaliar a eficácia de Programas Municipais de Ação Social : o caso de Castelo de Paiva

Author(s): Gomes, Andreia Isabel da Rocha

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/16923

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Programas municipais; Avaliação; Intervenção; Resultados; Competências; Empregabilidade; Isolamento social; (Re)inserção; Municipal programs; Assessment; Intervention; Outcomes; Skills; Employability; Social isolation; (Re)integration; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Este trabalho tem por objetivo avaliar o impato do Projeto Incluir (PI) – programa municipal de ação social no Município de Castelo de Paiva, socorrendo-se da metodologia de análise de implementação de Mendes (2006). Pretende-se avaliar qual o impato que o PI teve nos beneficiários, na comunidade e nas relações interinstitucionais e, paulatinamente, no desenvolvimento do próprio concelho. Foram abordados alguns conceitos teóricos, nomeadamente pobreza, exclusão social e fatores associados a estes, municípios, territorialidade, parceria e intervenção ao nível local, com o intuito de fundamentar as hipóteses de trabalho da presente dissertação, nomeadamente o impacto e a eficácia que este projeto teve sobre as competências pessoais, sociais e profissionais dos beneficiários, assim como ao nível da empregabilidade e isolamento social. Fizemos uma análise ao PI na totalidade dos diversos anos de vigoração (2006 – 2011) em termos de execução/avaliação. Por disponibilidade de dados, e de acordo com pressupostos definidos, centramos a nossa análise numa amostra de 117 pessoas (estiveram integradas no PI durante a sua vigência). Concluímos que o PI teve um impato positivo na amostra e agregados familiares e, paulatinamente, no território, rentabilizando recursos endógenos e parcerias através de respostas individualizadas e sistémicas. Não obstante, o projeto em causa também tem limitações que se correlacionam com restrições orçamentais, parcerias mal definidas, inoperacionais e dificuldades em alguns beneficiários em apreender o projeto como uma ferramenta potenciadora de mudanças sociais e construção de novos projetos de vida.

This study aims to evaluate the impact of ‘Include Project’, a social-action driven Municipal program in Castelo de Paiva, supported by the methodology of analysis of Mendes’ (2006) methodology. The goal is to evaluate the 'Include Project’s' impact within the beneficiaries, the community and on the inter-institutional relations, and, gradually, its influence on the County’s development. To evaluate this impact there has been a study of some theoretical concepts, such as poverty, social exclusion (and factors associated to them), municipalities, territoriality, partnership and some local intervention, trying to fundament the work opportunities of this dissertation, such as the impact and effectiveness that this project had upon the personal, social and professional skills of the beneficiaries, as well as the employability and social isolation. We have analyzed the “PI” on its entirety over the years (2006 - 2011) and the various actions related to its execution / evaluation. By data availability, and according to our own defined assumptions, we focused our analysis on a 117 people sample that has been on the project throught its duration. Based in our sample we have concluded that “Include Project” had a great impact within our individuals and their households, and gradually, also on the analyzed territory, maximizing local resources and partnerships by individual and systemic responses. Nevertheless, this project also has some limitations correlated with budgetary restrictions, inoperable and ill-defined partnerships and some obvious difficulties were experienced by some beneficiaries on apprehending the project as a tool to enhance social change and to build new life projects.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tavares, Marisa; Fernandes, Liliana
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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