Author(s):
Melo, Maria Leonor Santiago Sottomayor Teixeira de
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17102
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Estagiários; Estágios não-remunerados; Instabilidade profissional; Precariedade laboral; Interns; Unpaid internships; Professional instability; Labour market casualization; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Description
Os jovens tendem a ser mais afetados pelos efeitos negativos da flexibilização do mercado de trabalho (Kovács, 2013). Um dos resultados desta flexibilização (e precarização) das formas de trabalho é o surgimento da situação que se propôs estudar: os estágios extracurriculares não-remunerados. Este estudo procura explorar as razões que justificam o facto de os indivíduos consentirem realizar um trabalho não-remunerado enquadrado sob o estatuto de estágio, após o término da sua formação académica, sendo esta a questão que guia a investigação desenvolvida. De cariz quantitativo, por se tratar de uma primeira abordagem a um fenómeno que vem ganhando expressão no país, o estudo contou com a participação de 53 estagiários e exestagiários, entre os 20 e os 36 anos (M = 24,68), que responderam a um questionário concebido para o efeito, tendo por base a literatura e a observação do terreno. Como principais conclusões, destacam-se dois aspetos essenciais: por um lado, ficou claro que é indispensável o debate sobre este fenómeno; sem ele, caminhamos para a naturalização da instabilidade e insegurança no trabalho, que já carateriza e continuará a caraterizar os percursos profissionais de alguns jovens. Por outro lado, detetou-se um foco comum nas razões apresentadas como justificação da aceitação do estágio extracurricular não-remunerado pois, na verdade, a maioria dos motivos apresentados conduzem a um mesmo fim: alcançar um emprego remunerado relativamente estável. É fundamental atentar a estes jovens, às suas trajetórias profissionais e condições de trabalho, que carecem de análise e de enquadramento nos números oficiais sobre o trabalho. Neste sentido, assume-se como determinante o papel da comunidade científica na construção de significados e de conhecimentos sobre esta situação de trabalho, tendo em vista também uma maior regulação.
Young people tend to be more affected by the negative consequences of the labor market flexibility (Kovács, 2013). One of the results of this labor market flexibility (and casualization) is the emergence of the situation that was proposed to be studied: unpaid extracurricular internships. This thesis, and the research undertaken, aim to explore the reasons why individuals consent to perform an unpaid job under an internship agreement, after concluding their academic education.,. Since it is a first approach to a phenomenon that has gained momentum in the country, the study is quantitive-oriented and involved the participation of 53 trainees and former trainees, aged between 20 and 36 years old (A = 24.68), who responded to a questionnaire designed for this purpose, based on both literature and field observation. As main findings, it is possible to highlight two key aspects: on the one hand, it became clear that it the debate on this phenomenon is essential; without it, a path will be constructed under the assumption that both job instability and insecurity is normal and will hence continue to describe career paths for a number of young people. On the other hand, a common focus was observed regarding the reasons behind the acceptance of an unpaid extracurricular internship as, in fact, most of the motives presented lead to the same goal: find a relatively stable and wellpaid job. To that end, it is fundamental to attend to these young people, their professional careers and working conditions, thus requiring analysis and consideration on the official job market statistics and results. In this sense, the role of the scientific community is key in the construction of meanings and knowledge about this type of working situation, also in view of an increased regulation.