Document details

As crenças e práticas dos professores com os alunos com hiperatividade

Author(s): Rodrigues, Eva Rosângela Monteiro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17353

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Hiperatividade/défice de atenção; Relação professor/aluno; Crenças dos professores sobre PHDA; Gestão da sala de aula; Hyperactivity/attention deficit; Teacher/student relationship; Teachers' beliefs about ADHD classroom management; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A Hiperatividade/Défice de Atenção é uma perturbação que pode afetar as crianças e adolescentes, podendo continuar na idade adulta. Esta perturbação apresenta como consequência, dificuldades em manter atenção numa tarefa, dificuldades de comportamento ou na convivência social, tendo como consequência o menor rendimento escolar de um aluno. Para o seu acompanhamento e sucesso escolar, os professores são considerados atores essenciais. Por esta razão, este estudo tem como objetivo explorar as crenças dos professores sobre a hiperatividade e as práticas utilizadas na sala de aula. Para a realização do estudo utilizou-se uma metodologia quantitativa, com a aplicação de questionários para professores que já tiveram, ou não, experiência com alunos com hiperatividade. Como resultado do estudo, percebemos que os professores que possuem mais conhecimento sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção têm práticas mais ajustadas na sala de aula para captar a atenção dos alunos e contribuir para o rendimento académico. Constata-se que a falta de informação dos professores sobre a PHDA é um componente que pode dificultar as estratégias dos professores na gestão da sala de aula quando tem um aluno com hiperatividade no grupo, portanto um professor que possuem poucos conhecimento sobre o assunto ao tentar ampliar o seu conhecimento na área contribuiu para o desempenho do seu aluno.

The Hyperactivity / Attention Deficit is a disorder that can affect children and adolescents or continue into adulthood. This condition presents as a consequence, the difficulty sustaining attention in task or behavior difficulties in social interaction, resulting in the lowest academic performance of a student. To do this, teachers are considered important to the process of adaptation and academic success of students actors. Therefore this study aims to explore the relationship between teachers' beliefs about and practices exercised hyperactivity in the classroom. To conduct the study used a quantitative methodology with the use of questionnaires for teachers who have had, or not, experience with students with hyperactivity. As a result of the study, we noticed that teachers who have more knowledge about Hyperactivity Disorder and Attention Deficit most have adjusted practices in class room to capture the attention of students and contribute to academic performance. It appears that the lack of information for teachers about ADHD is a component that can hinder teachers ' strategies in managing the classroom when a student with hyperactivity in the group , so a teacher who have little knowledge on the subject to try broaden your knowledge in the area contributed to the performance of their students .

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Paulo César Azevedo
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents