Document details

Contributos para a elaboração do programa da disciplina de classe de conjunto vocal : o caso da Academia de Música de Viana do Castelo

Author(s): Silva, Isabel Maria Pinheiro da

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17648

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Prática coral; Técnica vocal; Conteúdos programáticos; Competências; Repertório; Choir practice; Vocal technic; Course syllabus; Skills; Repertoire; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes


Description

A prática coral tem sido referenciada por vários autores, de entre os quais Holt, Welch, Braga, Phillips, Leck, como elemento estruturante para a formação do músico nas vertentes cognitiva, social e comportamental. Em Portugal, o Ministério da Educação prevê a sua implementação nos cursos de Iniciação Musical, Curso Básico de Música e Curso Complementar, na disciplina de Classe de Conjunto Vocal. No entanto não define qualquer programa oficial que se apresente como linha orientadora para a sua implementação. No âmbito desta investigação, pretendemos apresentar contributos para a criação de um programa curricular da Classe de Conjunto Vocal, aplicado ao contexto educativo da Academia de Música de Viana do Castelo, de forma a servir como orientação para um ensino estruturado e sequenciado pelos diferentes anos de ensino do Curso Básico. O conhecimento da fisiologia e características da voz, bem como o estabelecimento de conteúdos, objetivos, metodologias e uma lista de repertório, são algumas das matérias abordadas nesta dissertação. Para o efeito foi estudado o estado de arte e efetuadas várias entrevistas junto de professores com experiência no ensino da Classe de Conjunto Vocal em diversas escolas de ensino artístico vocacional.

Several authors, amongst whom are Holt, Welch, Braga, Phillips and Leck, have stated that choir practice is an essential component in music learning in its cognitive, social and conduct components. In Portugal, the Ministry of Education approves of the implementation of choral lessons in Early Years, Elementary and Secondary Musical Education Courses. This study is concerned with giving contributions to the creation of a course syllabus for choir singing studies at Viana do Castelo Music Academy (Academia de Música de Viana do Castelo) so that it serves as a structured and well-sequenced course outline for the different school grades/stages. To accomplish the purpose of knowing voice physiology and characteristics and of establishing the contents, the aims, the teaching methods and a list of repertoire for choir practice, the present state of art was studied and several interviews were undertaken with choir conductors in a number of vocational music schools. Knowledge of the physiology of the voice and features, as well as the establishment of content, objetives, methods and a list of repertoire, are some of the matters addressed in this dissertation. To this end the state of art has been studied and carried out several interviews with teachers experienced in teaching the class Vocal Ensemble in various schools of vocational art education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Pedro Miguel Pereira
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents