Document details

Empreendedorismo e competências sociais : avaliação do impacto de um programa de promoção do empreendedorismo em contexto escolar

Author(s): Marques, Miriam Emanuel Varandas

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17679

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Escola; Empreendedorismo; Atitude empreendedora; Competências sociais; Programas de intervenção; School; Entrepreneurship; Entrepreneurial attitude; Social skills; Intervention programs; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia


Description

O empreendedorismo tem sido um conceito emergente na sociedade atual. Associado diretamente ao seu cariz de negócio e como tal abordado pelas perspetivas económicas, começa a ganhar ênfase entre as perspetivas psicológicas. Estas perspetivas psicológicas caracterizam um empreendedor através de um perfil de competências variadas. Este perfil pode ser estimulado, nomeadamente no contexto escolar, no entanto muitos dos programas de promoção de competências empreendedoras são apenas avaliados no sentido satisfação, como tal torna-se emergente uma avaliação consistente ao nível da eficácia dos programas. O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto do programa Uma Escolha de Futuro: Empreendedorismo e Capacitação dos Jovens, ao nível da atitude empreendedora e das competências sociais com recurso a um desenho de pré e pós-teste. O programa foi implementado junto de 347 alunos de 10.ºano da Zona Metropolitana do Porto. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Atitude Empreendedora (Veríssimo, Negrão, Dias, Lima, Trigo & Cunha, 2013) e o Questionário de Competências Sociais (Mota, Lemos & Matos, 2005). Os principais resultados obtidos nesta investigação sugerem que existem diferenças de género na atitude empreendedora e nas competências sociais. Os resultados também mostram que existem correlações entre dimensões da atitude empreendedora e das competências sociais. As habilitações escolares dos pais em algumas das dimensões das duas variáveis aparecem correlacionadas. Por fim, é feita uma reflexão das limitações e implicações deste estudo tendo em conta futura implementação de programas congéneres.

Entrepreneurship has been an emerging concept in the actual society. Directly associated with its business nature and thus discussed through economic perspectives, it’s emphasis is starting to grow among the psychological perspectives. This psychological perspectives characterize the enterprising thought a profile of multiple competences. This profile can be stimulated, namely in the scholar context however many of the however many of the promoting entrepreneurial skills programs are assessed only in sense of gratification, so it be becomes emergent to conduct a consistent evaluation of program effectiveness. The present study goal was to assess the impact of an entrepreneurial skills development program. The present study aims to test the efficacy of a program to promote entrepreneurship Uma Escolha de Futuro: Empreendedorismo e Capacitação dos Jovens regarding participants attitude towards entrepreneurship as well as social competences in a pre and post test design! The program was implemented among 347 tenth grade students belonging to Oporto’s Metropolitan Area. The instruments used were the Entrepreneurial Attitude Scale (Veríssimo, Negrão, Dias Lima, Trigo & Cunha, 2013) and the Social Skills Questionnaire (Mota, Lemos & Matos, 2005). The principal results obtained with this investigation suggest the existence of gender differences in the entrepreneurial attitude and in the social skills. The results also show the existence of correlations between dimensions of entrepreneurial attitude and social skills. Educational attainment of parents appears correlated in some of the dimensions of the two variables. Finally, there is a reflection of the limitations and implications of this study in relation to the future implementation similar of programs.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Veríssimo, Lurdes; Negrão, Mariana
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents