Author(s):
Gil, Ana Rita Limpo Franco
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17784
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Storytelling; World café; Comunicação interna; Estórias organizacionais; Sensemaking; Gestão coordenada de significados; Internal communications; Organizational stories; Coordinated management of meaning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Description
O presente trabalho de investigação tem como objectivo refletir criticamente sobre a utilização das estórias nas organizações e definir um projeto para a aplicação de storytelling na comunicação interna, partindo da avaliação de um modelo de conversação organizacional. Num primeiro momento, identificámos um conjunto de quatro ressalvas necessárias para abordar o tema das estórias nas organizações e clarificámos a relevância do estudo sobre storytelling na comunicação interna. A investigação situa-se no campo interpretativista e parte de uma base teórica que procura refletir sobre a essência da comunicação humana de acordo com: o paradigma narrativo que define o homem enquanto homo narrans, e a necessidade de significação que confere ao ser humano a condição de homo significans. A partir deste quadro conceptual, olhamos para as organizações como um sistema ou um processo que é lido através de estórias: seja num contexto de liderança, na gestão da mudança, na criação e na disseminação da cultura e da identidade, seja ainda na gestão do conhecimento e da experiência. O trabalho de campo foi realizado através da análise a uma metodologia de conversação organizacional baseada na técnica world café e de entrevistas em profundidade a colaboradores das Direções de Comunicação e Recursos Humanos da Portugal Telecom. A partir desta experiência, desenhámos um projeto próprio de storyusing tendo por base a utilização das estórias em três níveis organizacionais (micro, meso e macro storytelling), com o objetivo de: cultivar um espírito de adaptação constante, disseminar conhecimento e experiência, inspirar pela empatia e pelo exemplo e traduzir a essência organizacional.
The aim of this research is to reflect on the use of stories in organizations and to define a plan to use storytelling in internal communications practices, starting with a critical evaluation on a specific organizational conversation model. Firstly, we have identified four main observations to approach the field of organizational stories and we have also clarified the relevance of using stories in internal communications practices. We approach the subject on the interpretivist perspective and we based our study on a reflection of the essence of human communications according to: a narrative paradigm that defines human beings as homo narrans, and a quest of significance that posits human condition as a homo significans. Based on this conceptual framework we look to organizations as a storytelling system or process, which means reading organization through its stories on leadership, on changing, on creating and disseminating culture and identity and on managing knowledge and experience. The fieldwork has consisted on the evaluation of an organizational conversation model based on the world café technique and also on qualitative interviews with Communications and Human Resources employees of Portugal Telecom. Through this fieldwork, we have defined a proper project of storyusing in three organizational spheres (micro, meso and macro storytelling) to: create a spirit of permanent adaptation, disseminate knowledge and experience, inspire by creating empathy and promoting examples, and translate the organizational essence.