Document details

(In)disciplina e (in)sucesso escolar : ecos de um projeto implementado numa escola TEIP

Author(s): Miranda, Cláudia Alexandra Peixoto

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17822

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Sucesso escolar; Indisciplina; Melhoria das escolas; Academic success; Indiscipline; Improvement of schools; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O problema da indisciplina e do insucesso persiste em muitas escolas consideradas Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Problema que as escolas procuram resolver, dentro da sua autonomia e com os recursos disponíveis, através de projetos e processos de inovação organizacional que permitam alcançar a mudança almejada. Nessa perspetiva, importa estudar estes projetos e processos, avaliando a sua eficácia e, consequentemente, a sua pertinência. O presente artigo centra-se no projeto X, um projeto que procurou combater a indisciplina e promover o sucesso escolar numa escola TEIP, avaliando a sua eficácia. Para o efeito servimo-nos de lentes teóricas que contribuíram para uma melhor compreensão da realidade e das ações dos professores, alunos, funcionários e pais, numa organização tão complexa como a escola. Os dados recolhidos e analisados permitiram-nos concluir que o projeto X não alcançou plenamente os objetivos almejados, porque na sua génese o projeto não contemplou a necessária mudança de paradigma nem ao nível das práticas organizacionais, nem ao nível dos processos educativos. O discurso dos professores continua a dar indícios de uma cultura profissional pouco reflexiva, que invoca sistematicamente causas externas para explicar o fracasso da ação pedagógica. No projeto houve também falhas ao nível do investimento no envolvimento das pessoas que nele participaram, o que comprometeu também o seu sucesso. Concluímos ainda existir a necessidade da promoção na escola de uma cultura de trabalho colaborativo ao nível da planificação, monitorização e avaliação da ação educativa, e de dinâmicas que permitam o desenvolvimento de uma verdadeira cultura de inovação organizacional, de forma a melhorar efetivamente o processo de ensino/aprendizagem.

Indiscipline and lack of success persist in many “TEIP” schools (i.e., schools which are considered Educational Territories of Priority Interventions). Within the rank of their autonomy and resources, schools attempt to change and solve those problems through organizational innovation projects and processes, which effectiveness and relevance need to be evaluated. This paper focuses on the evaluation of the effectiveness of “project X”, which tried to fight indiscipline and to promote academic success in a “TEIP” school. For the purpose, we used a theoretical framework which has contributed to a better understanding of the reality and actions of teachers, students, support staff and parents in such a highly complex organization like school. The investigated data enabled us to conclude that “project X” has not completely achieved its aims. It has failed to contemplate the necessary change of paradigm in its genesis as far as organizational practices and educational processes are concerned. The teachers´ speeches continue mirroring a low reflective professional culture which systematically invoke external causes as explanation for pedagogical failures. The project also revealed a lack of commitment of the people who have participated in it. We also concluded that schools need to promote a culture of collaborative work in order to plan, regulate and evaluate educational actions. They also need to encourage dynamics which will enable a sustained culture of organizational innovation so as to improve the teaching-learning process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral da
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents