Document details

Representações e práticas dos professores e alunos relativamente à utilização do telemóvel na sala de aula

Author(s): Abreu, Maria Aurora Silvério

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17899

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Ensino; Aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação; Informática; Currículo; Avaliação; Planificação; Telemóvel; Teaching; Learning; Information Technology and Communication; Informatics; Curriculum; Assessment; Planning; Mobile Phone; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Desenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do II Ciclo em Ensino de Informática, da Faculdade de Ciências Sociais, da Universidade Católica Portuguesa - Braga, o presente relatório começa por apresentar o nosso estágio pedagógico na dupla vertente letiva e não letiva. Em seguida, a partir de um estudo de caso, desenvolve o tema: “Representações e práticas dos professores e alunos relativamente à utilização do telemóvel na sala de aula”. A questão que debatemos prendeu-se com a utilidade pedagógica do telemóvel, enquanto ferramenta tecnológica, em contexto de sala de aula, para benefício da ação de ensino e aprendizagem. Os dados que apresentamos foram recolhidos através de um inquérito por questionário, realizado na da escola da PES, cuja amostra é composta por alunos do 9º ano e por professores dos mesmos. A análise dos resultados obtidos revelou que a visão da utilidade do telemóvel na sala de aula é bastante diferente para os dois grupos de pessoas inquiridas. Na verdade, os alunos mostram-se muito mais predispostos a recorrer ao telemóvel no contexto das aprendizagens do que os professores, reconhecendo nele mais propriedades e recursos favoráveis ao ensino. Entre as vantagens que os inquiridos identificaram sobre o uso do telemóvel na sala de aula, destacamos a possibilidade de gerar vídeos, fotografias, anotações e memorandos de voz, contribuindo para o registo de evidências educativas. Além disso, os inquiridos sublinharam ainda que o telemóvel é um instrumento para comunicar através de mensagens escritas e e-mails, pesquisar na Internet e interagir on-line com diversos interlocutores. Constatamos também que estas potencialidades, reunidas num único dispositivo, estão disponíveis nas mãos da grande maioria dos inquiridos, tanto no grupo dos professores como dos alunos.

Developed within the course of Supervised Teaching Practice, of the second Cycle in the Teaching of Informatics, in the Social Sciences Faculty, at the Portuguese Catholic University - Braga, this report begins by presenting our pedagogical internship, in both lective and non-lective aspects. It then develops the theme: "Representations and practices of teachers and students concerning mobile phone use in the classroom,” as a case study. The question that we debated was related to the pedagogical usefulness of the mobile phone, as a technological tool in a classroom framework as a benefit for the action of teaching and learning. The data was collected through a questionnaire survey, conducted in the PES school. The sample group is composed of 9th grade students and their teachers. The results obtained revealed that each group had the own view on the usefulness of the mobile phone use in the classroom. In fact, students demonstrated that they would be much more inclined to use the mobile phone in the context of learning than teachers, recognizing that it had more favourable properties and resources for education. Among the inumerous advantages in which the sample group identified about the use of mobile phones in the classrooom, we highlight the possibility of generating videos, photes, notes and voice memos, which contributes to the recording of educational evidence. Futhermore, the sample group also emphasized that the mobile phone is a tool which can be used to communicate through written messages and emails, with the ability to search the internet and interact online with the various interlocutors. We also found that these capabilities are combined in one device and are available to the vast majority of the sample group, both in teacher and in students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cruz, Sónia; Carvalho, Jorge
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents