Document details

A construção do sucesso escolar em contexto da prática de ensino supervisionada

Author(s): Gaspar, Lisete Rito

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/17908

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Práticas de ensino supervisionadas; Processos de ensino e de aprendizagem; Avaliação; Planificação; Projetos; TIC; Supervised teaching practice; Processes of teaching and learning; Evaluation; Planning; Projects; ICT; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

A integração progressiva e orientada do aluno estagiário no exercício da atividade docente e nas atividades desenvolvidas no meio da comunidade escolar, a aquisição e o desenvolvimento de competências nos domínios, métodos e técnicas do processo de ensino aprendizagem, encontram na Prática de Ensino Supervisionada e Relatório a ação mais adequada para preparar o aluno estagiário para a vida profissional docente. É neste contexto que ocorre o aprofundamento do conhecimento e das competências em situação de aprendizagem de conhecimentos, capacidades e atitudes explorados nas diferentes componentes da formação académica do aluno estagiário, facilitadores do exercício de uma ação docente responsável, autónoma, reflexiva e crítica. Este trabalho é o registo da Prática de Ensino Supervisionada e Relatório que decorreu no Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (AEMC), no ano letivo 2012/2013. Este estágio pedagógico envolveu a implementação de conceitos e conceções apreendidos na componente letiva do Mestrado, a experienciação supervisionada da atividade docente e a realização de projetos de complemento da ação educativa e de investigação, todos estes devidamente registados nas páginas deste trabalho.

The progressive and oriented integration of the student trainee during the teaching practice and in the activities developed in the scholar community, the acquisition and development of skills in the learning process, its methods, domains and techniques are in the Supervised Teaching Practice Report the most appropriated way to prepare the student trainee to the professional life teaching. In this context occurs the deepening of knowledge and skills and attitudes explored in the different components of academic student trainee facilitators of pursuing a teaching action responsible, autonomous, reflective and critical. This work is the register of Supervised Teaching Practice Report held at the Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (AEMC), during the academic year 2012/2013. This training course involved the implementation of pedagogical concepts and conceptions acquired on the teaching component of the Masters degree, the experience of supervised teaching practice and conduncting projects that complement the educative action and research, all these duly registered in the pages of this work.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cardoso, Sílvia Maria Castro Fortes
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents