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O papel das emoções na relação entre uma organização e os seus clientes

Author(s): Romão, Marta Nunes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/18067

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Emoções; Inteligência emocional; Relações públicas; Comunicação interpessoal; Relações; Agência de comunicação; Emotions; Emotional intelligence; Public relations; Interpersonal communications; Relationships; Communication agencies; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

O presente relatório de estágio é uma reflexão sobre a temática das emoções no contexto das agências de comunicação, do relacionamento dos seus profissionais entre si e com os seus clientes atuais e potenciais. As emoções são cada vez mais reconhecidas pelas consequências que têm no desempenho profissional e nesse sentido é importante saber geri-las. Esta reflexão incide sobre o peso das emoções e o papel da sua gestão na relação entre uma organização e os seus clientes, podendo aquelas contribuir para o êxito final no desempenho de uma empresa. Partindo de uma visão dos efeitos das emoções a um nível individual, avançamos neste trabalho para o nível da interação e, por isso, da inteligência emocional na dinâmica social profissional. A autoconsciência acerca das próprias emoções e a gestão das mesmas são vistas como os primeiros passos na gestão das emoções num relacionamento. O presente relatório de estágio conjuga contributos teóricos com a experiência de um estágio desenvolvido na agência de comunicação Porter Novelli, contribuindo assim, cremos, para uma correta reflexão sobre a análise, gestão e potencial das emoções no contexto profissional.

This report focuses on the topic of emotions in the context of communication agencies, it focuses on the relationship of its professionals between with each other as well as with their current and potential customers. Emotions are increasingly recognized for the consequences they have on job performance and therefore it is important to know how to manage them. This discussion focuses on the role of the emotions and the importance of managing the relationships between an organization and its customers, considering that those might contribute to the ultimate success of the performance of a company. Starting from a perspective of the effects of emotions at an individual level, we move forward to the level of interaction and therefore of emotional intelligence in professional social dynamics. Self-consciousness about one's own emotions and their management are considered to be the first steps in managing emotions in a relationship. This academic work combines theoretical inputs with the experience of an internship that took place at Porter Novelli public relations agency, contributing, we believe, for a genuine reflection on the analysis, management and role of emotions in a professional context.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ilharco, Fernando
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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