Document details

Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo

Author(s): Cardoso, Eduardo Luís ; Pimenta, Pedro ; Pereira, Duarte Costa

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/18615

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Adpção de sistemas de informação; Plataformas de e-learning; Instituições de ensino superior; Ambientes de aprendizagem; TIC; Information systems adoption; E-learning platforms; Higher education institutions; Learning environments; ICT


Description

As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.

Learning environments (LE), based in e-learning plataforms (eLP), have been presented with the potential to foster innovation and development in the teaching activitiy, at higher education institutions (HEI), supporting pedagogical contemporaneous approaches. In this context, constructivists learning environments, represent a general reference model for the design and development of learning environments in HEI. The research work was based in a case study. The data allowed a systematic and progressive refining of the research question and an analysis and interpretation process. A detailed model was proposed for the analysis and understanding of these processes of adoption and use of ICT in higher education, evidencing and caracterising its institutional context and the mutual influences between the innovation process and the context.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents