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A Madeirensidade da marca Madeira : sinergias na gestão estratégica da marca

Author(s): Araújo, Sofia Raquel Costa

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/19247

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Cultura organizacional; Identidade da marca; Marca; Madeirensidade; Marca-lugar; Organizational culture; Brand Identity; Brand; Place-lrand; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

A cultura e identidade do povo madeirense pode-se definir através do termo Madeirensidade, que define tudo aquilo que é relativo ao que pertence à Madeira. São vários os elementos da Madeirensidade que caraterizam este povo e consequentemente a sua Região. Na sociedade atual as marcas são cada vais mais valorizadas e servem para acrescentar valor e distinguir os mais variados tipos de produtos ou serviços. As marcas-lugar têm como intuito fortalecer a capacidade das regiões para se adaptarem à mudança de mercado, aproveitar as oportunidades e suster a sua vitalidade. Assim fornecem ferramentas para que se possa atrair visitantes na categoria de turistas, atrair negócios e indústria e até mercados exportadores, e principalmente fomentar postos de trabalho e acrescentar qualidade de vida aos residentes. A Região Autónoma da Madeira é um destino turístico de excelência para vários marcados internacionais, e sendo que grande parte do seu PIB e empreendedorismo advém do atividade turística, o destino Madeira afirma-se como uma marca-lugar. Traçando um paralelismo entre identidade cultural e identidade da marca, esta dissertação explora a utilização estratégia de elementos da Madeirensidade na marca Madeira. O trabalho empírico realizado inclui um levantamento dos principais elementos da Madeirensidade a partir do estudo da produção cultural da Região e a posterior utilização destes elementos como categorias numa análise de conteúdo de uma campanha da marca Madeira. A investigação é complementada com entrevistas a profissionais envolvidos na campanha. Os resultados mostram que ao incluir os mais diversos elementos da Madeirensidade nas suas campanhas e atividades promocionais, a Marca Madeira beneficia, pois os elementos da Madeirensidade servem para caracterizar a sua autenticidade que leva a despertar interesse a quem não conhece o destino, e reavivar memória das experiências vividas no destino por parte de quem já o visitou.

The culture and identity of the people of Madeira can be defined by the term Madeirensidade which defines all that is relevant to what represents Madeira Island. There are several components of Madeirensidade that are characteristic of the people and consequently their region. Nowadays, brands are increasingly valuable and are used to add value and distinguish different types of products or services. Place-brands have the resolve to strengthen the capacity of regions to adapt to market changes, seize opportunities and sustain their vitality. Thus, provide tools so that you can attract visitors in the category of tourism, business, industry and export markets, and especially to promote jobs and add quality of life to residents. The Autonomous Region of Madeira is a prime tourist destination for several international markets, and since much of its GDP and entrepreneurship comes from tourism, the Madeira Islands stands out as a brand-place. Drawing a parallel between cultural identity and brand identity, this thesis explores the strategic use of Madeirensidade elements in Madeira Brand. The empirical work includes a survey of the main elements of Madeirensidade from the study of cultural production in the region and the subsequent use of these elements as categories on a content analysis of a campaign from Madeira brand. The investigation is supplemented with interviews with professionals involved in the campaign. The results show that by including the various elements of Madeirensidade in their campaigns and promotional activities, Madeira Brand benefits because the Madeirensidade elements serve to characterize its authenticity and this leads to arousing the interest of those who do not know the destination, and revive memorable experiences of the destination by those who have previously visited.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques Dias
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
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