Document details

A internacionalização das universidades e as alianças estratégicas : o caso da Universidade do Porto e da Caixa Geral de Depósitos

Author(s): Faria, Marta Teresa Ferreira de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/19345

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Internacionalização das universidades; Alianças estratégicas; Estudo de caso; Universidade do Porto; Caixa Geral de Depósitos; Internationalization of universities; Strategic alliances; Case study; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

A internacionalização das universidades é hoje assumida como uma estratégia crucial das instituições de ensino superior, proveniente do contexto de globalização da economia e da competitividade no sector do ensino superior. As universidades optam por criar alianças estratégicas com diversas entidades, tais como instituições de ensino superior nacionais e internacionais, com instituições financeiras, com empresas, entre outras, a fim aumentarem a sua visibilidade mundial e conseguirem alcançar metas que sozinhas não seriam capazes. A influência da internacionalização das universidades está em ascensão e pode ser visível nos mais diversos rankings das universidades. Por outro lado, é perceptível que as alianças conseguem beneficiar ambas as partes envolvidas e são uma fonte para alcançar a vantagem competitiva. No entanto, este artigo também mostra que as alianças entre empresas podem falhar e que por vezes as entidades têm que estar preparadas para escolher a melhor estratégia de comunicação da dissolução de uma relação. Com este estudo, pretende-se mostrar a influência da internacionalização das universidades nas alianças estratégicas. Principalmente, analisar através do caso, quais as consequências da internacionalização das universidades nas alianças estratégicas com o sector financeiro.

Universities’ internationalization is now accepted as a key strategy of higher education institutions, from the context of economic globalization and competitiveness in the higher education sector. Universities choose to create strategic alliances with various entities, such as national and international higher education institutions, financial institutions, companies, among others, in order to increase their global visibility and to reach goals that universities would not be able to achieve by themselves. The impact of the internationalization of universities is on the rise and it can be visible in various universities’ rankings. On the other hand, alliances can benefit both parties and are a source to achieve competitive advantage. However, this article also shows that alliances between companies may fail and, sometimes, the entities must be prepared to choose the best communication strategy for the dissolution of a relationship. This study is intended to show the impact of the internationalization of universities in strategic alliances. In particular, it attempts to analyze, through a specific case, what are the consequences of the internationalization of universities in strategic alliances with the financial sector.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Morais, Ricardo Alexandre
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents