Author(s):
Mendes, Sara Isabel Martins
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/19446
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Internacionalização; Parfois; Expansão internacional; Portugal; Franchising; Investimento directo estrangeiro; Estratégia; Processo; Internationalization; International expansion; Foreign direct investment; Strategy; Process; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
Description
O objectivo deste trabalho é analisar a expansão internacional da empresa portuguesa Barata & Ramilo S.A, mais conhecida internacionalmente pela sua insígnia francesa Parfois. A pesquisa para este trabalho incluiu o enquadramento teórico contemporâneo sobre a internacionalização das empresas e o estudo de caso como metodologia de investigação. As principais conclusões indicam que não é possível identificar uma linearidade entre a revisão da literatura e a expansão internacional da Parfois, que possui contornos muito próprios. No caso da empresa Barata & Ramilo S.A este processo de internacionalização distinto deu frutos e fez com que a empresa tivesse uma expansão internacional rápida, estando actualmente presente em 51 países.
The purpose of this work is to analyze the international expansion of the Portuguese company Barata & Ramilo SA, best known internationally for its French insignia Parfois. The research for this work included the contemporary theoretical framework on the internationalization of companies and the case study as a research method. The main findings indicate that it is not possible to identify linearity between the literature review and the international expansion of Parfois, which has very distinctive outlines. In the case of Barata & Ramilo SA this distinct process of internationalization paid off and therefore the company had a rapid international expansion, being now present in 51 countries.