Document details

Estratégias empresariais de responsabilidade corporativa : o encontro da busca de geração de valor económico com a vertente social

Author(s): Arruda, Gustavo Alves Costa

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/19455

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Responsabilidade social corporativa; Sustentabilidade; Estratégia; Retorno social; Corporate social responsibility; Sustainability; Strategy; Social return; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Empresas buscam cada vez mais um crescimento consistente ao mesmo tempo que buscam vantagens competitivas de longo prazo. No entanto, a realidade corporativa ensina que o crescimento sustentável só pode ser alcançado se a empresa repartir o seu sucesso com a sociedade que a cerca. A evolução das estratégias empresariais guiou as empresas a buscarem resultados e ao mesmo tempo sanar as carências básicas das comunidades em que atuam, ultrapassando as barreiras da filantropia corporativa. Este estudo busca em duas grandes corporações brasileiras entender o que as motiva a manter uma postura socialmente e ambientalmente responsável e como estas ações são praticadas. Concluiu-se que para os casos estudados, os principais motivadores baseiam-se em mitigar ou evitar possíveis impactos de sua operação através de ganhos em sua imagem corporativa.

Companies are increasingly turning to a consistent growth while seeking competitive advantage long-term. However, the corporate reality teaches that sustainable growth can only be achieved if the company shares its success with the society that surrounds it. The evolution of business strategies led companies to search results and at the same time address the basic needs of the communities they serve, overcoming the barriers of corporate philanthropy. This study seeks to understand, in two large Brazilian corporations, what motivates them to maintain a socially and environmentally responsible behavior and how these actions are practiced. From the cases studied, it was concluded that the main reasons are based on mitigating or avoiding possible impact of its operations through earnings in its corporate image.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Susana Cristina Lima da Costa e
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents