Author(s):
Dias, Joana Filipa Cunha
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/19502
Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
Subject(s): Anomalias; Inatas; Adquiridas; Dumbo; Nemo; Quasímodo; Hook; Fergus; Hiccup; 3D; Disney; Pixar; Dreamworks; Personalidade; Movimento; Deformities; Congenital; Acquired; Capitan Hook; Personality; Movement
Description
A presente dissertação consiste numa abordagem/estudo daquilo que se considerarão “personagens atípicas” no cinema de animação, através da análise das suas personalidades, comportamentos e movimentos. Foram analisados seis personagens de filmes de animação, possessores de anomalias, de modo a compreender a influência das suas deformidades no modo como vivem. “Dumbo” (1941) de Samuel Armstrong e Norman Ferguson, “Finding Nemo” (2003), de Andrew Stanton e Lee Unkrich, e “The Hunchback of Notre Dame” (1996) de Gary Trousdale e Kirk Wise, introduzem, respectivamente, as personagens Dumbo, Nemo e Quasimodo com anomalias físicas inatas. O outro tipo de anomalias é definido como anomalias físicas adquiridas, que são obtidas posteriormente à nascença. Para este tipo analisaram-se personagens como o Hook do filme “Peter Pan” (1953) de Clyde Geronimi e Wilfred Jackson, Fergus do filme “Brave” (2012), de Brenda Chapman e Mark Andrews, e Hiccup do filme “How to Train Your Dragon2” (2010), de Dean DeBlois e Chris Sanders. Estas personagens têm em comum amputações de membros. Todas estas personagens são diferentes desde a sua personalidade ao modo como se movimentam, pois cada uma se comporta de maneira diferente perante a sua atipicidade, adquirindo comportamentos que se traduzem de uma forma característica dada a sua anomalia. Embora existam dois tipos de anomalias físicas a serem estudados, em ambos os casos as personagens comportam-se irracionalmente de forma protegida, ou seja, o seu comportamento é influenciado pela anomalia em questão. Após uma ligação do tema da presente dissertação com o projeto final de mestrado, estudou-se o desenvolvimento da curta-metragem “Ao Relento” (2015) de Joana Dias e Ricardo Pinheiro, formou-se uma conclusão sobre a dissertação.
In this dissertation we will study the meaning of atypical characters in animation cinema through the analysis of their personality, behavior, and movement. Six disabled characters from different animation movies were analyzed in order to better comprehend the influence of their deformities on their way of living. Samuel Armstrong and Norman Ferguson’s Dumbo (1941), Andrew Stanton and Lee Unkrich’s “Finding Nemo” (2003), and Gary Trousdale and Kirk Wise’s “The Hunchback of Notre Dame” (1996) give us three characters with congenital physical deformities: Dumbo, Nemo and Quasimodo. As for acquired physical deformities, defined by appearing after birth, we analyzed Captain Hook from Clyde Geronimi and Wilfred Jackson’s “Peter Pan” (1953), Fergus from Brenda Chapman and Mark Andrews’s “Brave” (2012) and Hiccup from Dean DeBlois and Chris Sanders’ “How to Train Your Dragon2” (2010), which all possess limb amputations. All these characters have different personalities and movements, since they behave differently according to their handicap. Although there are two types of physical deformities being studied, both show that characters behave irrationally self-protective as a product of their specific deformity. After connecting this dissertation’s theme with the Master’s final project – an animation short film: Joana Dias and Ricardo Pinheiro’s Ao Relento (2015) – we will further analyze the development of said animation short film and summarize the whole dissertation into a conclusion.