Document details

Liderança e storytelling : o poder das histórias no contexto da liderança organizacional

Author(s): Abecasis, Francisco Maria Pavão

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/20162

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Liderança; Storytelling; Comunicação; Líder; Liderado; Inteligência emocional; Leadership; Communication; Leader; Led; Emotional intelligence; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação


Description

No contexto da dinâmica de mercado em que vivemos, tão competitivo e inacessível, com a crise a provocar uma taxa de desemprego elevada e constantes mudanças nas organizações, a necessidade de desenvolver novas ferramentas de liderança torna-se um desafio importante. A liderança é um tema com largos anos de investigação e constantes mudanças. Esta dissertação, intitulada Liderança e Storytelling: O poder das histórias no contexto da liderança organizacional, visa compreender de que forma o storytelling pode ter influência quando utilizado na comunicação de um líder numa organização, essencialmente, no relacionamento com os seus colaboradores. A investigação que levamos a cabo abordará diversos temas, que direta ou indiretamente se relacionam com o nosso tema central: liderança e storytelling. Assim exploraremos as temáticas da comunicação, da liderança e a sua evolução ao longo do tempo, como as suas teorias, das mais antigas às contemporâneas, focando em especial a inteligência emocional e a relação entre líder e liderado. Através de uma metodologia qualitativa, assente em entrevistas semidiretivas a líderes empresariais, trabalhamos de um ponto de vista empírico o tema em estudo, procurando clarificar, interpretar teoricamente, práticas e narrativas de liderança e storytelling. Como resultado principal, esta investigação sugere que o storytelling é uma prática constante na comunicação do líder, consciente ou inconscientemente, e que tem importância nas organizações. Por outro lado, no entanto, não se trata ainda de uma técnica utilizada deliberadamente e com intenção estratégica.

In the context of market dynamics in which we live, so competitive and inaccessible, with the crisis leading to a high unemployment rate and constant changes in organizations, the need to develop new leadership tools becomes a major challenge. Leadership is a topic with many years of research and constant change. This thesis, entitled Liderança e Storytelling: O poder das histórias no contexto da liderança organizacional, aims to understand how storytelling can have an effect when used in the communication of a leader in an organization, essentially in the relationship with your employees. The research that we conduct will address various topics that directly or indirectly relate to our central theme: leadership and storytelling. So we explore the themes of communication, leadership and its evolution over time, as their theories, from the most ancient to contemporary, focusing in particular on emotional intelligence and the relationship between leader and follower. Through a qualitative methodology, based on semi directive interviews with business leaders, we work from an empirical point of view the subject being studied, seeking to clarify, interpret theory, practice and leadership narratives and storytelling. As a main result, this research suggests that storytelling is a constant practice in communication leader, consciously or unconsciously, and that is important in organizations. On the other hand, however, it is not yet a technical and strategic used deliberately intended.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ilharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
Contributor(s) Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents